Câmaras duplicam taxas turísticas para recorde de 65 milhões de euros até junho

A taxa turística aumentou em algumas autarquias e nem um pequeno solavanco ao nível da receção de turistas fez com que as receitas caíssem. Só Lisboa conseguiu mais de 38 milhões de euros e representa mais de metade do montante total.
Taxas turísticas dão ganhos às câmaras municipais.
Pedro Noel da Luz
Negócios 14 de Agosto de 2025 às 09:11

As autarquias portuguesas encaixaram 65 milhões de euros com a taxa turística no primeiro semestre do ano. Este valor compara com os 33 milhões de euros arrecadados em igual período do ano passado, representando uma subida de 94%, ou quase duplicação, no período de um ano.

De acordo com o , este é o maior salto já registado desde que as taxas começaram a ser cobradas, podendo o montante ser justificado com o aumento dos valores cobrados e com o número de autarquias a adotar esta cobrança.

PUB

A capital portuguesa conseguiu duplicar as receitas nos primeiros seis meses do ano, para um total de 38,3 milhões de euros, representando 60% do total da receita encaixada no período em análise. O Porto ficou-se pelos 12,3 milhões de euros, menos de metade do que aqueles arrecadados por Lisboa, ainda que a taxa turística tenha subido para três euros.

Pub
Pub
Pub