Helicóptero de dinheiro do BCE "não é uma possibilidade"
A hipótese do Banco Central Europeu (BCE) injectar dinheiro directamente na economia tem vindo a ser avançada nos últimos meses, mas esta hipótese não está em cima da mesa. A garantia é de um dos membros da autoridade monetária europeia, Erkki Liikanen, que refere que esta possibilidade não foi sequer colocada no encontro da semana passada.
PUB
"Esta é uma velha, teórica discussão", referiu Erkki Liikanen quando questionado sobre a possibilidade do BCE avançar com a ideia do chamado helicóptero de dinheiro, numa entrevista citada pela Reuters. O mesmo responsável garantiu que esta hipótese não foi discutida na reunião de política monetária que decorreu na última quinta-feira, 2 de Junho.
Erkki Liikanen não é o primeiro membro do BCE a descartar um helicóptero de dinheiro na região. O governador do banco central de França, François Villeroy de Galhau, disse nesta quarta-feira, 8 de Junho, que não concorda com a ideia de o Banco Central Europeu (BCE) injectar directamente liquidez na economia e assegurou que essa opção extrema, conhecida por "helicópteros de dinheiro", não consta das que são consideradas legítimas por Frankfurt para tentar acelerar a inflação e o crescimento económico.
PUB
"Helicópteros de dinheiro" trariam mais desvantagem do que benefícios, disse. "Não precisamos deles e não estão sobre a mesa". "Nem todos os instrumentos não-convencionais são legítimos", acrescentou.
A especulação em torno da injecção de dinheiro na economia surge num momento em que muitos consideram que o BCE está a ficar sem opções para revitalizar a economia na região e sustentar a subida da inflação. É que apesar das taxas em "terreno negativo" e outras medidas, que incluem programa de compra de activos inéditos, a inflação permanece em níveis negativos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais BCE helicóptero de dinheiro Mario Draghi inflação taxas negativas liquidez Erkki LiikanenNão nos tomem por tolos, sff
Depois da tempestade
Mais lidas
O Negócios recomenda