Responsáveis pelas relações com investidores criam associação
A constituição do Fórum de Investor Relations - Associação Portuguesa de Responsáveis pelas Relações com Investidores foi aprovada no final do mês passado, prevendo-se que a constituição formal da associação, por escritura pública, se realize até ao final deste ano.
Isso mesmo foi confirmado ao Negócios por Maria João Carrapato, a responsável pelas relações com investidores da Zon, que vai presidir ao Fórum de Investor Relations.
PUB
Os órgãos sociais para o primeiro mandato já foram eleitos e os estatutos da associação aprovados. Na direcção da associação estará ainda, neste primeiro mandato, Cláudia Falcão, responsável pelas relações com investidores da Jerónimo Martins, Elsa Santana Ramalho, do Banco Espírito Santo, Patrícia Pinto, da Sonae Indústria, e Pedro Esperança Martins, "investor relations" do Banco Comercial Português.
A presidência da mesa da assembleia geral caberá a João Vermelho, responsável pelas relações com investidores da Mota-Engil. Ana Fernandes, da REN, ocupará o cargo de secretário. No conselho fiscal da associação estará a Deloitte.
Entre os objectivos do Fórum de Investor Relations está o de apoiar o trabalho destes profissionais que junto das respectivas empresas desenvolvem funções relativas ao relacionamento destas com investidores, analistas, autoridades reguladoras e de supervisão e outras partes interessadas. Outra missão assumida pela associação recém criada é a de "contribuir para a difusão e adopção de elevados padrões de comunicação corporativa com os diversos interlocutores do mercado de capitais".
PUB
Nos seus estatutos, a associação diz pretender ainda "fomentar uma plataforma de partilha pró-activa de experiências e conhecimento entre profissionais de relações com investidores em Portugal", assim como "criar um fórum de debate de temas relevantes para o desempenho das funções de 'investor relations' e para as respectivas empresas representadas". Finalmente, assume o objectivo de "facilitar o acesso e difusão de bibliografia, calendário de eventos e contribuir para o aperfeiçoamento técnico-profissional dos seus membros".
Relativamente ao número de associados fundadores, Maria João Carrapato chamou à atenção que "o processo formal de constituição da associação ainda está em curso, pelo que só na data de escritura será possível indicar o número definitivo". De acordo com os estatutos, pode ser associado do Fórum de Investor Relations qualquer pessoa singular que exerça, numa sociedade comercial com acções cotadas na NYSE Euronext Lisbon, funções de responsável pelas relações com os investidores e/ou de representante para as relações com as autoridades do mercado e os seus diversos agentes, bem como os respectivos superiores hierárquicos.
Mais lidas
O Negócios recomenda