Mais de metade das grandes empresas dos EUA veem na IA um risco potencial
Mais de metade das empresas da Fortune 500, a lista que junta as maiores companhias norte-americanas, vêem a inteligência artificial como um risco potencial para as suas empresas. Os números são avançados este domingo pelo Financial Times (FT), com base numa compilação feita com base nos relatórios e contas e nas referências à forma como a tecnologia emergente pode provocar uma transformação industrial abrangente.
PUB
Segundo o jornal britânico, 56% das empresas da Fortune 500 citaram a IA como um "fator de risco" nos seus relatórios anuais mais recentes, de acordo com a recolha realizada pela Arize AI, plataforma de investigação que acompanha as divulgações públicas das grandes empresas. O número é um salto impressionante de apenas 9% em 2022.
Em contraste, apenas 33 empresas das 108 que discutiram especificamente a IA generativa - tecnologia capaz de criar texto semelhante ao humano e imagens realistas - a viram como uma oportunidade, detalha o FT.
PUB
Os potenciais benefícios incluem eficiências de custos, benefícios operacionais e aceleração da inovação, afirmaram estes grupos nos seus relatórios anuais. Mais de dois terços desse grupo especificaram a IA generativa como um risco.
Os números demonstram que o impacto da IA generativa já se faz sentir numa série de setores e na maioria das maiores empresas cotadas na bolsa dos Estados Unidos, conclui o mesmo jornal.
Saber mais sobre...
Saber mais Tecnologia e engenharia Inteligência artificial Empresas Estados Unidos Ciência e tecnologia FortuneMais lidas
O Negócios recomenda