Sardo e Ferreira vendem 5,5 milhões de ações da Teixeira Duarte

A Dualis Capital, que é detida a meias pelos empresários nortenhos Eduardo Sardo e Gaspar Ferreira, reduziu a sua participação de 10,02701% para 8,71669% no capital da construtora, cujo valor de mercado multiplicou-se por mais de oito desde o início deste ano.
A Dualis Capital é detida a meias por Eduardo Sardo (na foto) e Gaspar Ferreira.
Tony Dias / Movephoto
Rui Neves 24 de Outubro de 2025 às 17:19

Cinco semanas depois de reportar ao mercado que tinha ultrapassado os 10% na Teixeira Duarte, sinalizando até ao Negócios a pretensão de ter um lugar à mesa da administração da construtora, a Dualis Capital acaba de anunciar que a sua posição acionista na empresa voltou a estar abaixo desse limiar.

“No passado dia 17 de outubro de 2025, a Dualis Capital, Lda reduziu a sua participação qualificada imputável na Teixeira Duarte S.A., passando a situar-se abaixo do limiar de 10% dos direitos de voto correspondentes ao capital social previsto no artigo 16.º, n.º 1 do Código dos Valores Mobiliários”, lê-se no comunicado enviado pela construtora, esta quarta-feira, 22 de outubro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

PUB

A Dualis Capital, que tinha 42.113.820 ações da Teixeira Duarte, representativas de 10,02701% da construtora, vendeu na passada sexta-feira 5.503.716 ações, que equivalem a 1,31032% do capital social da empresa.

Pelas contas do Negócios, tendo em conta o preço médio a que foram transacionadas as ações da Teixeira Duarte nesse dia, a participação vendida pela Dualis deverá ter totalizado mais de quatro milhões de euros.  

PUB

Na sequência desta operação, “a participação imputável à Dualis Capital, Lda passa a ser composta por 36.610.104 ações, representativas de 8,71669% do capital social e dos respetivos direitos de voto da Teixeira Duarte, S.A.”, detalha a empresa.

A preço de mercado, a participação da Dualis na Teixeira Duarte vale agora cerca de 24 milhões de euros.

A posição acionista da Dualis Capital na Teixeira Duarte é imputada, em partes iguais, às suas duas sócias – a IDS SGPS, de Eduardo Sardo, e a Global F Holdings SGPS, que é controlada por Gaspar Ferreira.

PUB

Os dois empresários nortenhos, que estão ligados ao setor da construção e imobiliário, deverão ter aproveitado a fortíssima valorização das ações da Teixeira Duarte em bolsa para vender cerca de 13% da sua participação.

Desde o início do ano, a cotada escalou 755%, catapultando a capitalização bolsista da empresa para 284 milhões de euros, mais 250 milhões do que valia no final do ano passado.

Saber mais sobre...
Saber mais Ações Preços Gaspar Ferreira
Pub
Pub
Pub