Analistas: Angola ofuscou a actividade doméstica fraca do BPI
O BPI obteve lucros de 182,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. O valor corresponde a um aumento de 21% em relação aos 151 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado. A libertação de provisões ajudou.
PUB
Os resultados apresentados pelo BPI ficaram "42% acima da estimativa" média dos analistas e "37% acima da nossa previsão de 56 milhões de euros para o trimestre", salienta o analista Carlos Cobo do Haitong. O que justificou esta diferença de resultados face à estimativa foram "provisões e imparidades significativamente mais baixas do que o esperado".
PUB
Excluindo as provisões e imparidades "os resultados ficaram em linha com as nossas estimativas para o terceiro trimestre", com os resultados a estarem 3% abaixo da previsão, o que é anulado por uma queda de 5% dos custos.
PUB
O analista do Haitong salienta, como positivo, o facto de o banco liderado por Fernando Ulrich ter chegado a Setembro com um rácio de capital CET 1 ‘fully implemented’ de 11,0%.
PUB
Por unidades de negócio, a actividade doméstica superou as estimativas, contudo esta diferença foi justificada pela quase ausência de provisões e imparidades, o que faz com que o Haitong desvalorize o facto de os números terem superado as estimativas. Excluindo as provisões, os lucros da actividade em Portugal "ficaram abaixo das estimativas com fracos números na maior parte das rubricas".
PUB
Já a actividade internacional superou em 75% as previsões, com os resultados antes de provisões a serem melhores do que o esperado, sublinha o Haitong.
PUB
A nota de análise do Haitong intitula-se mesmo "capital e Angola ofuscam uma tendência fraca da actividade doméstica".
PUB
"Temos uma leitura inicial positiva face ao desempenho significativo da margem financeira, que ficou acima das nossas estimativas (com destaque para Angola), à estabilização da base de custos recorrentes do banco e à melhoria da qualidade de activos, num contexto de descida muito acentuada do custo de risco de crédito (imparidades na conta de resultados) e de um rácio de capital CET 1 ‘fully implemented’ de 11,0%", realça o analista do CaixaBI André Rodrigues.
PUB
"Ainda assim, e como destacado na nota de ‘preview’ de resultados, é nosso entendimento que este conjunto de resultados não deverá ser um ‘driver’ relevante para o comportamento futuro das acções do banco em mercado", sublinha.
PUB
As acções do BPI estão a subir 0,09% para 1,131 euros, tendo chegado a ganhar 0,27% para 1,133 euros. Contudo, a oscilação das acções estará condicionada pelo valor da contrapartida oferecida pelo CaixaBank que é de 1,134 euros.
PUB
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Mais lidas
O Negócios recomenda