Pergunta para um mihão de euros: Quando é que o crédito a empresas vai recuperar?

Os bancos emprestaram 16.478 milhões de euros a empresas, entre Janeiro e Julho. Trata-se do pior arranque de ano de sempre. Ao mesmo tempo, há 14 meses consecutivos que o "stock" de crédito está em queda.
Dinheiro Euros notas
Russell Boyce/Reuters
Raquel Godinho 03 de Outubro de 2017 às 10:08
Pergunta para um mihão de euros: Quando é que o crédito a empresas vai recuperar?
PUB

Economista chefe da Caixa Económica Montepio Geral

Segundo o BCE, atingiu os 75.609 milhões de euros, em Agosto, o valor mais baixo desde que estes dados começaram a ser divulgados em 2003. Quando é que o crédito às empresas vai começar a recuperar?

"Tem sido visível uma desalavancagem das empresas quer em termos absolutos (ou seja, em euros), quer em termos relativos já que, em percentagem do PIB, estamos em mínimos desde 1999, o ano da criação do euro", começa por explicar Rui Serra. Como adianta o economista chefe da Caixa Económica Montepio Geral, "se compararmos com a Zona Euro, o endividamento das empresas portuguesas em percentagem do PIB ainda é superior à média, pelo que o processo de desalavancagem absoluto poderia continuar".

PUB

Ainda assim, o economista acredita que este "processo de convergência poderá continuar a fazer-se do ponto de vista relativo, basta para tal que o crédito cresça a um ritmo inferior ao do PIB nominal". É esse o cenário actual: estamos "num processo de inversão do 'stock' de crédito a empresas, quer resultante das melhorias ao nível da oferta de crédito (pese embora se assista a uma maior selectividade, para evitar erros do passado), quer da procura".

Do lado da procura, há factores que vão contribuir para o seu aumento como a recuperação da actividade económica, a redução da taxa de desemprego e a eliminação do excesso de capacidade instalada nas empresas. Quanto à oferta, "a redução do incumprimento bancário (acompanhando a recuperação da economia) também aumenta, em tese, a propensão dos bancos a conceder crédito às empresas, sendo que a subida do 'rating' da República e a redução do 'spread' da dívida portuguesa face à alemã também concorrem para uma melhoria das condições de financiamento dos bancos", conclui Rui Serra.

Saber mais sobre...
Saber mais Pergunta para um mihão de euros BCE PIB
Pub
Pub
Pub