Plataformas de petróleo e gás dos EUA em máximos de setembro

O indicador da firma de serviços petrolíferos Baker Hughes, seguido pelos investidores como um barómetro da oferta futura, aumentou pela primeira vez em oito semanas.      
Petróleo
Agustin Marcarian/Reuters
Pedro Barros Costa 06 de Dezembro de 2024 às 21:02

A contagem das plataformas de exploração de petróleo e gás dos EUA subiu sete unidades para 589 na semana até esta sexta-feira, de acordo com dados revelados pela firma de serviços petrolíferos Baker Hughes.

Trata-se da primeira subida das últimas oito semanas, de acordo com o habitual relatório semanal, bastante seguido pelos investidores, por servir como barómetro para a oferta futura de crude.

PUB

Contudo, apesar de o número de plataformas ter atingido um máximo de meados de setembro, ainda estão em queda de 6% (ou 37 plataformas) face ao período homólogo do ano passado.

Por setor, as plataformas de petróleo aumentaram em cinco para 482 esta semana, enquanto as plataformas de gás subiram duas para 102 – máximos de meados de outubro e início de novembro, respetivamente.

Em 2023, as plataformas caíram 20%, depois de terem aumentado 33% em 2022 e 67% em 2021, de acordo com a Reuters, devido à descida dos preços do petróleo e gás e ao aumento dos custos laborais e de equipamento devido à inflação.

PUB
Pub
Pub
Pub