Reservas de ouro de Portugal valem mais 600 milhões
2016 está a ser um mau ano para a maioria dos investidores mundiais, mas não para quem tem ouro em carteira. É o caso de Portugal que viu o valor das suas reservas aumentar em mais de 611 milhões de euros. As reservas de ouro do país, o 13º no "ranking" global, estão agora avaliadas acima de 12.625,4 milhões de euros. E podem tornar-se ainda mais valiosas.
PUB
Portugal é um dos países a nível mundial com as reservas de ouro mais valiosas. O país surge na 13ª posição do "ranking" global, com 382,5 toneladas do metal precioso, segundo os dados do World Gold Council (WGC). Mas o valor deste património nos "cofres" do Banco de Portugal varia consoante a cotação do metal. E a valorização registada pelo ouro este ano já aumentou o valor das reservas nacionais em mais 611,9 milhões de euros em 2016, elevando para 12.625,4 milhões de euros o valor do ouro nacional.
Esta valorização surge depois de nos últimos três anos as reservas de ouro de Portugal terem "perdido" cerca de três mil milhões de euros. No entanto, a expectativa é que o ouro português possa continuar a ganhar brilho ao longo do ano, com os investidores a procurarem protecção no metal precioso, face à instabilidade nos mercados.
PUB
O UBS é um dos bancos de investimento que está mais optimista para a evolução dos preços do ouro. Numa nota publicada este mês, os analistas da instituição mandaram os investidores esquecer as acções e apostar em ouro, convictos que as cotações do metal precioso e as acções de empresas do sector recuperem após um longo período de correcção.Também Marc Faber, um vigoroso adepto do investimento em ouro, defende que a maioria dos activos está inflaccionado, salvo raras excepções. E o ouro é um dos poucos investimentos onde identifica valor, depois da matéria-prima ter sido penalizada nos últimos anos, perante a preferência em acções.
Dois terços em ouro
PUB
Tal como acontecia no final de 2014, Portugal surge na 15ª posição de uma lista onde se inclui o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE), estando à frente de países como o Reino Unido, Arábia Saudita ou Espanha. As reservas de ouro nacionais representam 68,3% do total das reservas monetárias do país. Apenas no Tadjiquistão, nos EUA e na Grécia as reservas de ouro têm um peso superior nas suas reservas monetárias.
Em termos globais, os EUA continuam a ser o país com as reservas de ouro mais valiosas. A maior economia do mundo possui 8.133,5 toneladas de metal precioso, seguido pela Alemanha, com 3.381 toneladas. Entre os países da Zona Euro, só Alemanha, Itália, França e Holanda possuem reservas de ouro superiores às de Portugal.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais reservas ouro Portugal cotações metal precioso World Gold Council rankingMais lidas
O Negócios recomenda