DBRS melhora perspetiva da Caixa para ‘positiva’ e pode subir classificação

A agência de rating manteve a notação num nível de investimento de qualidade e melhorou o "outlook".
CGD, Caixa
Miguel Baltazar
Carla Pedro 30 de Maio de 2022 às 18:27

A agência de notação financeira canadiana DBRS Morningstar confirmou esta segunda-feira o ratings de longo prazo da Caixa Geral de Depósitos em BBB – que corresponde ao penúltimo nível da categoria de investimento de qualidade.

 

PUB

Além disso, informou a Caixa em comunicado divulgado junto da CMVM, o "outlook" (perspetiva para a evolução da qualidade da dívida) de longo prazo foi revisto em alta, tendo passado de ‘negativo’ para ‘positivo’.

 

"A manutenção do atual nível de ‘investment grade’ e a subida da tendência para ‘positiva’ teve em conta a posição de liderança da Caixa no mercado em Portugal, o seu sólido financiamento e capital, bem como a resiliência demonstrada durante a pandemia", sublinha o banco.

PUB

 

A tendência ‘positiva’, diz o comunicado, "incorpora também a expectativa da consolidação dos progressos realizados em termos de redução do risco de balanço, bem como a manutenção de um bom controlo de custos".

 

PUB

A CGD considera que será provável a DBRS subir o rating do banco se este "for capaz de preservar a sua sólida posição de capital, manter o seu perfil de risco atual, bem como demonstrar um histórico adequado de resultados recorrentes".

 

Na passada sexta-feira, recorde-se, o conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos propôs, no âmbito das suas contas de 2021, reforçar em 137,1 milhões de euros o pagamento ao Estado este ano, para um montante total de 378,2 milhões.

PUB
Pub
Pub
Pub