A sustentabilidade é o grande desafio da agricultura do futuro

Conferência promovida pela APOSOLO reuniu dezenas de especialistas para debater o contributo da tecnologia e da agricultura de conservação para uma agricultura mais produtiva, social, económica e ambientalmente mais sustentável.
1/2
20 de Julho de 2023 às 12:53

Como é possível ter uma agricultura mais sustentável, e, ao mesmo tempo, tecnológica e rentável? Para responder a esta e outras questões do setor a APOSOLOAssociação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo, organizou a conferência "O Futuro da Agricultura no Contexto Europeu, que decorreu no dia 6 de julho, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa. A presidente da associação, Gabriela Cruz, sublinhou, na sessão da abertura, que o objetivo desta iniciativa foi "debater como é que a tecnologia e a agricultura de conservação – sem qualquer dúvida uma agricultura regenerativa – são respostas eficazes à procura de uma maior sustentabilidade do setor agrícola em Portugal". Neste contexto, observou, "é importante ter em mente que a sustentabilidade tem de ser assegurada nas suas três componentes – social, económica e ambiental".

A conferência contou com uma intervenção de abertura do deputado Joaquim Barreto, engenheiro de recursos florestais e presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto durante 20 anos. Uma comunicação focada no papel da agricultura na coesão territorial. Dois painéis juntaram em palco dirigentes associativos e técnicos do setor.

No primeiro painel debateu-se como a tecnologia pode ajudar a agricultura a ser mais produtiva. No segundo painel, o tema foi a agricultura de conservação como exemplo de sustentabilidade e os desafios colocados pelas mais recentes evoluções da Politica Agrícola Comum.

Para a intervenção de encerramento, a conferência contou com a presença de Susana Pombo, Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária, que defendeu a existência de um quadro regulamentar equilibrado que não iniba a inovação e promova a transição ambiental, a par com uma agricultura económica e socialmente sustentável.