CCDR Centro assume papel ativo no desenvolvimento dos territórios

A missão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) é a promoção do desenvolvimento regional.
11 de Janeiro de 2019 às 15:02

A região Centro é muito diversa, persistindo elevadas assimetrias regionais. A taxa de desemprego é sistematicamente mais baixa do que a taxa de desemprego nacional, possuindo ainda uma taxa de envelhecimento acima da média nacional. Conta com um tecido económico diversificado, onde os setores tradicionais conseguiram fazer a atualização tecnológica e organizacional e onde despontam setores baseados em tecnologias de ponta.

Na região existe um tecido empresarial associado a alguns núcleos urbanos com especialização produtiva, como é o caso do material de construção; dos produtos metálicos; dos bens alimentares; plásticos; madeira; cortiça; mobiliário; mecânica e eletrónica. Emergem atividades de grande potencial, como as ligadas às TICE, à biotecnologia ou às ciências da saúde.

O Centro tem vindo a mostrar uma atratividade crescente para o investimento estrangeiro, bem como para a procura turística, em função do seu rico e diversificado património cultural, natural, construído.

As micro e pequenas empresas são a base empresarial da região, pelo que se torna essencial que a envolvente seja dinâmica e estimulante e seja um fator de reforço de competência e de promoção da inovação.

A CCDR Centro posiciona-se como broker territorial da região, que em grande medida se concretiza numa estreita articulação com os atores da região e com os territórios, nomeadamente com as câmaras municipais, com as comunidades intermunicipais (CIM), com os grupos de ação local (GAL), com as Estratégias de Eficiência Coletiva (os PROVERE e Clusters), com os atores do sistema científico e tecnológico, com as associações empresariais e com a entidade regional de turismo. A CCDR Centro tem também que se articular com a administração central desconcentrada (ex:  Direção Regional da Cultura, Administração Regional de Saúde, Direção de Serviços da Região Centro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, entre outras).

A Comissão procura, de forma permanente, construir e implementar uma estratégia de desenvolvimento regional participativa, ou seja com os agentes da região, que alimenta sobretudo com os fundos do Programa Operacional Regional que gere.

É parte importante dessa estratégia a promoção da internacionalização da região, através da dinamização de projetos de cooperação transfronteiriça e da abertura à Europa, facultando informação aos agentes da região, bem como fomentando a sua presença internacional através da integração em redes e projetos aprovados no âmbito europeu.

É de destacar a importância da participação da CCDR Centro, no âmbito da iniciativa comunitária Horizonte 2020 e outras, em projetos de definição de políticas públicas internacionais em áreas que assumirão cada vez maior destaque, quer para a competitividade das economias, quer em termos das opções de financiamento do próximo quadro comunitário: sustentabilidade das infraestruturas científicas, economia circular, envelhecimento ativo e saudável e digitalização.

Igualmente diferenciador da ação ativa da CCDR Centro é o acolhimento de missões de delegações internacionais (China, Brasil, Alemanha, Chile, Albânia e Macedónia), o acompanhamento do investimento direto estrangeiro (IDE) na região Centro, ou a participação ativa do Centro de Portugal nos Open Days. Trata-se do maior evento anual no calendário das cidades e regiões europeias, organizado pelo Comité das Regiões e pela Comissão Europeia, em cooperação com o Parlamento Europeu e a Presidência da União Europeia, no qual a região Centro participa desde 2008, aproveitando sempre a oportunidade para divulgar a região e para mostrar boas experiências de aplicação de fundos europeus.

Uma âncora que distingue e promove esta instituição e a região que representa é sem dúvida a participação nos Prémios Regiostars, fomentando as parcerias com os agentes do território e a sua visibilidade internacional. Os Prémios Regiostars são uma iniciativa da Comissão Europeia, que distingue projetos inovadores da Política de Coesão, tendo a região Centro conquistado vários prémios nos últimos anos. O Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão e o projeto de Reabilitação do lugar da Vista Alegre venceram os Prémios Regiostars em 2018.

Empreendedorismo (Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas em estreita articulação com as CIM desde 2014);

Dinâmica empresarial (Galardão e Gala das Empresas Gazela). Esta iniciativa da CCDR Centro foi distinguida com o 1.º Prémio Nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2018, na categoria de "Desenvolvimento do Ambiente Empresarial", e Prémios Start-up na Saúde.

Envelhecimento Ativo e Saudável (Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro e elaboração de um Catálogo com a sua disponibilização, para dar visibilidade a essas práticas e às entidades que as levam a cabo, estimulando a sua replicação na região, bem como o trabalho em parceria).