Segunda geração Panamera

Quatro anos depois do lançamento da primeira geração do Panamera, regressámos à bela região alpina alemã de Elmau, a cerca de 100km de Munique, para a apresentação dinâmica da segunda geração do Grand Turismo desportivo da Porsche.
1/24
Adriano Oliveira 07 de Setembro de 2013 às 10:00

Quatro anos depois do lançamento da primeira geração do Panamera, regressámos à bela região alpina alemã de Elmau, a cerca de 100km de Munique, para a apresentação dinâmica da segunda geração do Grand Turismo desportivo da Porsche, ultrapassada que está a barreira das 100 mil unidades comercializadas em todo o Mundo. Um marco de sucesso, sem dúvida, para o qual muito têm contribuído as vendas no mercado chinês.

PUB

Não admira, por isso, que o construtor alemão tenha decidido oferecer também nesta segunda geração Panamera um novo conceito de carroçaria, mais longa e com mais espaço nos lugares traseiros, tão do agrado dos proprietários chineses, ao contrário, por exemplo, dos europeus, que preferem sentir o pulso do desportivo da Porsche... ao volante!

A opção longa, com mais 15mm, tem a designação ‘Executive’ e está disponível no Panamera Turbo e no Panamera 4S. Estas duas versões trazem de série a suspensão pneumática, para maior conforto, e oferecem outros recursos, como os bancos aquecidos e ventilados, tomada de corrente de 230V, e cortinas eléctricas nas janelas e no óculo traseiros.

A segunda geração do Grand Turismo da Porsche introduz, também, o primeiro híbrido ‘plug-in’ do mundo no segmento de luxo, como aqui referimos anteriormente.

PUB

Com 416cv de potência combinada, o Panamera S E-Hybrid é um desenvolvimento avançado dos veículos ‘parallel full hybrid’, com um motor eléctrico mais potente e baterias com melhor desempenho, que conseguem fornecer mais energia e com capacidade para serem carregadas a partir de uma tomada eléctrica doméstica convencional, em menos de quatro horas, ou duas horas e meia, através do carregador integrado universal.

O motor eléctrico produz 95cv, que é mais do que o dobro do anterior motor eléctrico do Panamera, que debitava 47cv. Por sua vez, as novas baterias de iões de lítio, de 9.4 kWh, têm cinco vezes mais capacidade energética que as anteriores de metal de níquel.

Os desempenhos desta versão E-Hybrid são surpreendentes, como tivemos oportunidade de experimentar num percurso muito dinâmico, parcialmente dominado pelo silêncio do motor. Quanto aos consumos, apenas 3,1 litros/100km, ou seja, menos 56 por cento que o antecessor que gastava 7,1 litros/100km.

PUB

Contas feitas, entre versões a gasolina, Diesel e híbrido plug-in’, a gama da segunda geração Panamera é agora constituída por 10 versões, já à venda no mercado nacional, com preços entre os €106.171 (Diesel Tiptronic) e os €205.181 (Turbo Executive PDK).

NOVO MOTOR 3.0 V6 Turbo

Nos ensaios da nova gama Panamera, experimentámos ainda o Panamera 4S, que, tal como o Panamera S, monta um novo motor 3.0 V6 biturbo, que substitui o anterior V8 de 4.8 litros. Este bloco oferece mais 20cv de potência e mais 20Nm de binário. Apesar disso, os consumos melhoram até 18 por cento quando comparados aos do anterior motor V8. O binário máximo de 520Nm está disponível numa faixa de utilização mais alargada, gerando uma melhor curva de binário e mais uniforme, mesmo a rotações mais baixas.

PUB

Todas as restantes motorizações desta segunda geração Panamera estão mais potentes e eficientes e, à excepção do híbrido e do Diesel (com a Tiptronic S de 8 velocidades), utilizam a caixa automática PDK, que tem um novo tipo de funcionamento, imperceptível, que simula mudanças intermédias para reduzir o número de rotações do motor e os consumos. No início de 2014, um novo motor Diesel com 300cv substituirá o actual de 250cv.

Em matéria de ‘design’, o Panamera II distingue-se na parte frontal pelas entradas de ar de maiores dimensões. De perfil, o pára-brisas mais recuado cria uma silhueta mais extensa. A traseira foi redesenhada incluindo um maior ‘spoiler’ e um óculo mais largo.

* Negócios em Elmau, a convite da Porsche Ibérica

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Panamera automóvel
Pub
Pub
Pub