Com uma equipa de 40 especialistas dedicados, a Yunit Consulting tem como propósito principal "Fazer Grandes as PME portuguesas", oferecendo suporte especializado em investimento e financiamento, benefícios fiscais, corporate finance e consultoria financeira.
Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, destaca a estratégia diferenciadora da empresa, que combina competências económico-financeiras com especialidades em diversas áreas de engenharia, proporcionando uma abordagem única e abrangente para os desafios empresariais. Esta combinação de competências é fundamental para capacitar as empresas para enfrentarem os desafios atuais.
"A nossa equipa tem a profundidade técnica e a competência necessárias não só para apoiar na reflexão estratégica e tomada de decisões, mas também para executar os projetos com excelência", afirma Bernardo Maciel.
O facto de serem uma PME é também para este responsável um fator preponderante e que situa a Yunit numa "posição privilegiada para entender e responder às necessidades do mercado, proporcionando soluções personalizadas que criam valor para os clientes."
A proximidade e a colaboração com os clientes são valores fundamentais para a Yunit. A empresa destaca-se pela sua elevada capilaridade geográfica e setorial, adaptando-se a cada necessidade específica e proporcionando um apoio sólido e personalizado.
"A nossa abordagem solidária e cúmplice com os clientes é o que nos distingue no mercado", destaca Bernardo Maciel. "Além disso, valorizamos as parcerias estratégicas, que têm sido essenciais para o nosso crescimento e sucesso. Estamos comprometidos em continuar a oferecer soluções de qualidade e a criar valor para as PME portuguesas", acrescenta.
Abrir caminhos para o investimento
A Yunit Consulting trilha o seu caminho no mercado das PME com foco em soluções de investimento e financiamento, sobretudo através de incentivos financeiros e fiscais. A empresa apoia as pequenas e médias empresas no investimento em inovação, internacionalização e I&D, proporcionando uma ampla gama de serviços que incluem avaliação de empresas e assessoria em fusões e aquisições.
A empresa assume que as iniciativas ligadas à capitalização, inovação e internacionalização são essenciais para criar um ambiente propício ao crescimento empresarial, mas muitas vezes o tempo que os processos demoram a desenrolar-se não é o "melhor amigo" dos gestores. Para se ter uma ideia da relevância deste tipo de incentivos, Bernardo Maciel explica que, no âmbito do PT2030 – Inovação Produtiva, que esteve aberto entre maio e dezembro do ano passado, foram submetidas 57 candidaturas de projetos de investimento que totalizaram mais de 150 milhões de euros, a maioria deles estava há quase dois anos à espera pela abertura deste aviso para avançarem com os investimentos.
Integração para melhorar o foco
Simplificar e otimizar o processo de candidatura a incentivos financeiros, alcançando taxas de sucesso significativas no mercado, é por isso um compromisso. "Só trabalhando desta forma é que conseguimos atingir taxas de sucesso na ordem dos 76% (SI I&DT, INT, QUAL e INOV), quando a média do mercado é de 41%", revela o responsável.
O objetivo para os próximos anos é continuar a responder aos desafios das PME portuguesas, acrescentando continuamente valor ao nível do negócio. Bernardo Maciel afirma que a empresa está determinada para fortalecer as equipas de marketing e comercial e implementar uma abordagem integrada e estratégica. "Esta aposta na convergência entre estratégia de negócio e de marketing não é, para a Yunit, apenas uma opção, mas sim o caminho para que a organização se possa diferenciar num ambiente cada vez mais competitivo", destaca Bernardo Maciel.