Fundada em França, em 1655, a Saint-Gobain é um grupo global de referência, cuja missão é conceber, fabricar e distribuir materiais e soluções para os mercados da construção, da mobilidade e da indústria, combinando tradição histórica com inovação e sustentabilidade.
Esses valores assentam em princípios culturais e humanistas, integrados numa cultura corporativa que promove a integridade, a ética e a responsabilidade ambiental. O carácter multilocal da empresa permite que o Grupo responda às necessidades locais dos clientes, enquanto mantém os padrões globais de qualidade.
A dimensão da Saint-Gobain revela-se nos números: presente em cerca de 80 países, com mais de 161.000 colaboradores e 46.6 mil milhões de euros em vendas em 2024.
Entre os compromissos centrais está o alcançar a neutralidade carbónica até 2050, reduzir os impactos ambientais das operações, promover a economia circular, bem como responder aos desafios das alterações climáticas, através de soluções inovadoras e integradas.
Em Portugal, está presente desde 1962, com uma sólida estrutura composta por 11 empresas e sete centros de produção, além de um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), empregando mais de 600 colaboradores.
As 11 empresas Saint-Gobain em Portugal: quem são e o que fazem
Liderado por Asier Amorena, o Grupo Saint-Gobain em Portugal conta com empresas especializadas em diferentes áreas, que permitem responder às necessidades do mercado em todas as fases do ciclo da construção e renovação.
A Chryso Portugal dedica-se ao desenvolvimento e produção de soluções inovadoras que melhoram características de betão, argamassas e cimentos, contribuindo para desempenho técnico e durabilidade.
A Distriplac é a empresa especializada na distribuição de materiais de construção do Grupo. Devido à sua presença geográfica e equipa comercial, permite que soluções técnicas do Grupo cheguem aos profissionais do setor da construção de forma especializada.
A Imosa exerce a sua atividade na exploração de areia e caulinos, com processos ligados à mineração, beneficiamento e comercialização dessas areias, para uso em setores industriais e da construção.
A Gabelex disponibiliza aos seus cientes uma gama completa de sistemas para tetos que combinam estética, design e desempenho acústico em espaços interiores.
A Leca Portugal produz agregados leves de argila expandida, material frequentemente usado para isolamento, enchimentos leves ou sistemas construtivos que beneficiam da combinação de leveza, durabilidade e isolamento térmico.
A Saint-Gobain Abrasivos oferece produtos abrasivos para vários segmentos, como construção civil, industrial e automóvel, atendendo a necessidades de superfícies de desgaste, corte, acabamento, entre outros.
A Saint-Gobain Glass Portugal desenvolve, produz e comercializa vidro para variadas aplicações: fachadas, janelas, divisórias interiores, entre outras. A sua rede de transformadores Climalit, altamente especializados, disponibiliza soluções de vidro duplo Climalit Plus com capas que proporcionam elevado conforto térmico, poupança energética e económica.
O Group Digital & IT tem um papel de apoio à inovação, digitalização de processos e integração de tecnologias digitais que permitem otimizar operações do Grupo em Portugal.
A Saint-Gobain PAM Portugal comercializa um conjunto de soluções de tubagens em ferro fundido dúctil (tubos, acessórios, válvulas, dispositivos de acesso…) para os segmentos de transporte de água, coleta de águas residuais e separativas, dispositivos de acesso (tampas e grelhas) e redes prediais.
Dedicada a soluções para a construção e reabilitação de edifícios, a Saint-Gobain Portugal SA produz e comercializa soluções para a construção e reabilitação de edifícios. Dedica-se à comercialização de argamassas, soluções de gesso, isolamento e climatização.
A Saint-Gobain Sekurit Service Portugal, detentora da marca Glassdrive, atua no setor automóvel através da produção, fornecimento e distribuição de vidro para reposição de vidro automóvel. A empresa conta com uma rede de mais de 130 centros Glassdrive distribuídos pelo território português, que fazem reparação e substituição de vidro automóvel.
Plano estratégico Lead & Grow 2026-2030
Após o sucesso do plano “Grow & Impact” a Saint-Gobain lança agora, a nível mundial, o novo plano estratégico “Lead & Grow” (Liderar & Crescer) 2026-2030.
Com posições de liderança em todas as regiões do mundo e um modelo operacional assente nos países, totalmente adaptado aos respetivos mercados locais e a um mundo desglobalizado, o Grupo reforça a sua trajetória de crescimento rentável, estabelecendo como metas:
· Desempenho acima do mercado, sustentado num portefólio de soluções ímpar que alia rendimento e sustentabilidade na construção, permitindo ao Grupo aumentar a sua presença nos segmentos não residencial e infraestruturas;
· Estratégia centrada no crescimento e na criação de valor: cerca de 12 mil milhões de euros de crescimento em investimento e aquisições entre 2026 e 2030; continuação da otimização do perfil do Grupo, com rotação de ativos equivalente a mais de 20% das vendas até 2030;
· Trajetória financeira ambiciosa para o período 2026-2030, com objetivos reforçados: crescimento médio das vendas a meio dígito em moeda local, superando o mercado em um a dois pontos percentuais; margem EBITDA entre 15% e 18%; taxa de conversão de free cash flow acima de 50%; ROCE superior a 13%;
· Remuneração atrativa dos acionistas, com cerca de oito mil milhões de euros previstos em dividendos e recompra de ações até 2030.
Soluções: uma vantagem competitiva para a Saint-Gobain
A Saint-Gobain é única na oferta de um portefólio completo de soluções que otimizam o desempenho e a sustentabilidade para novas construções e reabilitações, bem como para infraestruturas.
Inclui soluções exteriores (coberturas, fachadas, vidros), soluções interiores (divisórias em gesso cartonado, isolamento, tetos), químicos para construção (impermeabilização, argamassas, adesivos e revestimentos, aditivos para betão e cimento), bem como comércio (incluindo consultoria, especificação e serviços digitais).
Para atender às expectativas dos seus clientes em toda a cadeia de valor, o Grupo desenvolve soluções abrangentes e inovadoras que, juntas, oferecem maiores benefícios em termos de sustentabilidade e desempenho:
· Para os proprietários: valor acrescentado (eficiência energética, resistência climática, soluções de baixo carbono e circularidade);
· Para os ocupantes: conforto e bem-estar (desempenho térmico, acústico, visual e qualidade do ar);
· Para arquitetos e empreiteiros: especificações e consultoria, produtividade no local de trabalho, materiais circulares.
No âmbito do novo plano estratégico, a Saint-Gobain está a acelerar as vendas cruzadas, a aumentar a escala através de soluções que oferecem sistemas integrados e de alto valor acrescentado, e a aumentar a sua quota de vendas específicas através de uma estratégia de contas-chave baseada no país.
As soluções são implementadas em todos os canais de vendas (comércio profissional, distribuição DIY, vendas diretas e vendas digitais), levando a um desempenho comercial superior, um mix de vendas enriquecido e margens mais elevadas.
Compromissos globais, impacto local e futuro neutro em carbono
O Grupo está a moldar a transformação da construção e tornou-se a referência com a sua oferta de soluções sustentáveis, que representam quase 75% das suas vendas.
A Saint-Gobain tem um impacto positivo claro na sua cadeia de valor: as soluções vendidas pelo Grupo num ano resultam em cerca de um mil milhão de toneladas de emissões de CO2 evitadas ao longo da sua vida útil.
No que diz respeito à sua própria trajetória de descarbonização, a Saint-Gobain já reduziu as suas emissões de CO2 em 34% desde 2017 e tem agora como objetivo uma redução das emissões de CO2 (âmbito 1 e 2) entre 40% e 45% até 2035 (em relação a 2017), em linha com o seu compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Liderança no ambiente laboral e cultura corporativa
O Grupo Saint-Gobain em Portugal foi distinguido com o selo Top Employer Global pelo 10.º ano consecutivo em 2025, sendo também Saint-Gobain Portugal S.A. reconhecida localmente como Top Employer por sete anos seguidos. Este reconhecimento reflete uma avaliação rigorosa em áreas como “Unir”, “Liderar”, “Desenvolver”, que registaram progressos significativos.
Em 2024, cerca de 89% dos colaboradores afirmaram sentir-se orgulhosos de estar na Saint-Gobain. Valores como ética, integridade, propósito, compromisso com a sustentabilidade, aprendizagem contínua e diversidade são também partes constituintes da cultura do Grupo.
Inovação, Sustentabilidade e Liderança Multilocal
A natureza da proposta de valor da Saint-Gobain assenta em oferecer alternativas à construção tradicional, privilegiando a construção leve, soluções sustentáveis, menor consumo de recursos, presença de materiais reciclados, uso de tecnologia, e melhoria no desempenho térmico, acústico e ambiental dos edifícios. Estas práticas assentam também em oferecer melhor qualidade estética e funcional, aumento de produtividade e redução do custo de propriedade.
O Grupo também se posiciona como fábrica de inovação, com laboratórios, centros de I&D, formação contínua, digitalização, tecnologia BIM e impressão 3D, bem como em processos de produção mais eficientes e com menor impacto ambiental.
Com um posicionamento único e realmente distintivo, a Saint-Gobain mostra que não só é líder no fabrico de materiais, mas também na construção de soluções integradas, sustentáveis e adaptadas, com presença local forte e metas globais ambiciosas.