Até 2025, um em cada dois veículos financiados pelo Grupo Crédit Agricole será elétrico ou híbrido. Por sua vez, a pegada de carbono da atividade de crédito automóvel será reduzida em 50% até 2030. Estes são dois dos objetivos sublinhados por Stéphane Priami, CEO do Crédit Agricole Consumer Finance, que esteve em Lisboa para apresentar a estratégia de negócio até 2025.
O responsável do grupo, que detém o Banco Credibom e o portal Pisca-Pisca.pt em Portugal, sublinhou a aposta em ganhar a liderança do mercado europeu de mobilidade com soluções inovadoras que incentivam a sustentabilidade e respondem à evolução das necessidades dos consumidores.
Para Stéphane Priami, a aposta na mobilidade sustentável está inserida numa resposta global do grupo à evolução das expectativas e das necessidades da sociedade. O foco do Crédit Agricole Consumer Finance na promoção da sustentabilidade estende-se ao financiamento das necessidades de transição e eficiência energética das casas, bem como ao crédito ao consumo de bens duráveis, reparáveis e recicláveis, numa lógica de economia circular. "Procuramos privilegiar uma abordagem responsável e sustentável ao consumo", refere.
Consumidores querem apenas usar os veículosNo domínio da mobilidade, "existe uma tendência muito clara por parte dos consumidores para privilegiar cada vez mais a utilização em detrimento da propriedade dos veículos", informa o responsável. Uma tendência que se está a acentuar com os veículos elétricos e híbridos. Neste contexto, o leasing será cada vez mais uma opção para os particulares, assim como o aluguer de curta duração e o carsharing, sempre em função das suas necessidades específicas: as férias, o fim de semana, a visita, a mudança.
Por outro lado, e segundo Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em breve um terço das viaturas será adquirido inteiramente na Internet, o que coloca desafios aos sistemas e processos que suportam o financiamento e o crédito automóvel. Acresce que o mercado europeu da mobilidade está em plena mutação, com a emergência de grandes redes de distribuição multimarca, e a chegada à Europa dos veículos dos novos fabricantes asiáticos, numa vaga semelhante à das marcas japonesas há 40 anos.
Acordo com Stellantis é peça-chave
Neste contexto, o recente acordo com a Stellantis surge como uma peça-chave na estratégia para posicionar o Crédit Agricole como beneficiário destas mudanças no mercado europeu. A constituição de uma joint venture entre as duas entidades vai combinar as empresas Leasys e Free2move para criar uma nova empresa que entra diretamente para o top cinco das maiores empresas europeias de aluguer de longa duração, com presença em 10 países e a ambição de vir a gerir um milhão de veículos em 2026. Para o CEO, "esta joint venture vai ser um importante vetor da transição energética e ecológica da mobilidade para profissionais e para particulares. Vamos ter uma oferta simples, completa e inovadora, que vai facilitar o acesso a veículos com melhor performance ambiental."
Ainda no âmbito deste acordo, o Crédit Agricole adquiriu o FCA Bank (ex-braço financeiro da Fiat) e a Leasys Rent (atual Drivalia). Desta forma, o grupo ganha uma dimensão verdadeiramente europeia nos mercados do crédito automóvel, do leasing, e da mobilidade, com o objetivo de lançar soluções multimarca, inovadoras, sustentáveis e digitais para todo o mercado europeu. Com presença em 18 países, o objetivo é atingir os 10 mil milhões de euros de volume de negócios nos próximos quatro anos.
Credibom inova no mercado de usados
Credibom inova no mercado de usados
"A característica mais notável do mercado português da mobilidade", segundo este responsável, "é o dinamismo e a sofisticação do mercado de usados". Os usados representam 90% do crédito automóvel concedido pela Credibom, que detêm um dos principais portais de compra e venda de usados: o Pisca-Pisca.pt. Com 40 mil viaturas para venda e 700 mil visitas por mês, o PiscaPisca.pt é considerado pelo Grupo Crédit Agricole como um caso de sucesso a replicar em outros mercados. Para breve, está previsto o lançamento de um PiscaPisca "verde" direcionado para dinamizar o mercado de veículos elétricos e híbridos usados, bem como o respetivo ecossistema de serviços e infraestruturas, numa iniciativa pioneira ao nível do grupo.
Grupo distinguido por espírito de serviço e procura de soluçõesPara Gilbert Ranoux, a base de sucesso do portal é a confiança que incute nos consumidores e as parcerias que a Credibom foi capaz de construir com os concessionários e a sua associação (APDCA). Aliás, esta seriedade e capacidade de dar uma boa experiência e encontrar soluções por parte do banco tem sido distinguida, em Portugal, com prémios como o "Cinco Estrelas" e o "Escolha do Consumidor".
De forma geral, considera o responsável máximo pelo Banco Credibom, "tem sido a seriedade, a capacidade de aconselhamento e de encontrar soluções, mesmo em tempos difíceis, que tem permitido ao banco continuar a crescer em volume e em quota de mercado". No final deste ano, com uma quota de mercado de 11% no crédito ao consumo, e de 21% no crédito automóvel, o Banco Credibom chegará perto dos mil milhões de euros em financiamento atribuído em Portugal.