pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

C-Studio

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Empresas de material elétrico reúnem para discutir criação de valor no sector

O sector de material elétrico é um dos que constitui a Indústria Eletrodigital representada pela AGEFE – Associação Portuguesa da Indústria Eletrodigital.

06 de Maio de 2025 às 09:00

As empresas do sector de material elétrico reúnem-se amanhã e 9 de maio, em Ílhavo. Parte significativa dos seus trabalhos decorre no Dia da Europa, o que a AGEFE, Associação Portuguesa da Indústria Eletrodigital, adjetiva de "uma coincidência feliz e significativa".

Neste evento empresarial estarão presentes as principais empresas fabricantes, importadoras e distribuidoras grossistas que colocam no mercado português produtos e soluções na área da distribuição de energia e energias renováveis, mobilidade elétrica, automação e robótica, eficiência energética para indústria e para instalações elétricas em edifícios, infraestruturas, iluminação, etc. Estas são atividades de uma cadeia de valor industrial que a AGEFE classifica como estratégica, na medida em que os seus produtos e soluções são essenciais para a concretização da transição energética do País, para a descarbonização e digitalização de outras atividades económicas e, por isso, para a prossecução dos objetivos de política que a nível nacional e europeu se têm vindo a adotar.

A disrupção que se tem verificado na geopolítica internacional, com a abrupta alteração das prioridades políticas e económicas dos EUA e da União Europeia e, ao mesmo tempo, das regras e condições para a atividade económica num contexto mundial de comércio livre e concorrencial, reforçam ainda mais a importância da reflexão que a AGEFE se propõe organizar quanto às condições necessárias para a criação de valor em Portugal na indústria eletrodigital e, neste caso, no setor do material elétrico.

Este é, em simultâneo, o propósito essencial de um projeto, e de um estudo mais vastos que a AGEFE está a encetar com a colaboração da EY e apoiado pelo FEDER, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia, precisamente com o propósito de vir a entregar aos sectores da indústria eletrodigital, ao Governo de Portugal e ao País, um documento estruturado que integre uma visão quanto às condições que venham a ser identificadas como essenciais para que a indústria eletrodigital possa criar mais valor em Portugal, afirmando o nosso País como um eventual hub económico que lhe confira mais centralidade económica, institucional e, assim, maior relevância política.

Como sublinhou o Diretor-Geral da AGEFE, "realizar este projeto é fazer o que é necessário! É fazer o que está certo!" — uma afirmação que reflete o sentido de responsabilidade e o compromisso estratégico desta associação com o futuro do País.


Objetivo do Evento

O propósito central deste evento, aliás resumido no seu tema, Desafio 2050 - criar valor num mundo em mudança, é o de dar início a uma reflexão participada pelas empresas desta indústria, quanto ao potencial de criação de valor neste novo contexto, i.e. quanto ao potencial de evolução destas atividades económicas na cadeia de valor.


Debates na ordem do dia

É neste contexto que a Agenda deste evento se desenvolve e faz sentido. Como ponto de partida será feito um enquadramento macroeconómico com base nas intervenções de Nuno Ribeiro da Silva, professor universitário e consultor de Energia, e de António Ramalho, atual presidente da Touro Capital Partners e ex-CEO do Novo Banco. A partir das suas intervenções prevê-se um debate vivo em torno do custo da energia e da competitividade da transição energética; Que agenda para a Europa / União Europeia na sequência do diagnóstico traçado pelo Relatório Letta e Relatório Draghi quanto à competitividade da Europa e, neste quadro, de Portugal; Como encarar as prioridades políticas e económicas face aos novos desafios emergentes para a Europa na área da defesa e perante um contexto de evidente destruição do quadro institucional vigente a nível internacional desde Breton Woods; Neste quadro, qual o potencial de desenvolvimento indústria eletrodigital em Portugal e quais as políticas públicas que podem contribuir para esse fim.

Desenhado assim um quadro de referência com base nos contributos dos keynote speakers do evento, também em conversa com o Diretor-Geral da AGEFE, e após um breve enquadramento por parte da EY, será lançado e dinamizado um workshop para recolha de ideias, sugestões e contributos sobre "condições para criar valor", em torno de eixos temáticos como eficiência / redução de custos; captar mais valor pela transformação da procura; transformar a atividade, capacitar a oferta; novo contexto novas oportunidades / potencial de Portugal como hub económico para novos mercados.

Para encerrar o workshop, será organizada uma mesa-redonda com líderes associativos do sector para debater os principais resultados da sessão de trabalho. Prevê-se assim um evento vivo, participado e que assinalará o Dia da Europa com uma reflexão intensa e consequente que possa vir a alimentar o estudo que se propõe identificar as condições essenciais e necessárias para que a indústria eletrodigital venha a criar ainda mais valor em Portugal e dar mais centralidade institucional e económica ao nosso País.

À margem deste evento foco, terão ainda lugar dois momentos de especial relevo para a vida associativa do sector, que são já, tradicionalmente, o ato de apresentação e entrega dos Prémios "Fornecedor do Ano" e apresentação do Estudo Anual da AGEFE o mercado português de material elétrico, neste caso com referência a 2024.

Mais notícias