A operar há 20 anos no nosso país, a ERP Portugal dedica-se à gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), incluindo igualmente na sua atividade a gestão de Resíduos de Baterias (RB). Fundamental no que toca à recolha e separação dos resíduos que integram os sistemas integrados de gestão de REEE e de RB, esta entidade, com centros de recolha em Sintra e na Maia, tem-se associado ao longo destes 20 anos a diversos projetos de investigação e desenvolvimento do setor. Neste contexto, a ERP Portugal tornou-se parceira do LIFE4F-GASES, projeto que consiste na recuperação e reutilização dos gases fluorados dos equipamentos de refrigeração e ares condicionados, que vai ser apresentado no dia 4 de agosto no Centro de Congressos de Lisboa.
A recuperação destes gases prejudiciais para o ambiente é feita através de uma solução inovadora que consiste num sistema de tecnologia híbrida. O incorreto encaminhamento destes equipamentos de refrigeração e ares condicionados apresenta um grave problema, uma vez que são substâncias químicas com efeito de estufa e com um alto potencial de aquecimento global.
Conferência com profissionais da comunidade científica
A conferência que se vai realizar no próximo mês e na qual vai ser apresentado ao público o LIFE4F-GASES, bem como os parceiros do projeto, está incluída no The European Symposium on Fluorine Chemistry, evento trienal que já vai na sua 21ª edição. Este evento convida diversos profissionais da comunidade científica, como investigadores académicos, institutos de investigação e da indústria. A conferência será organizada pela Nova School of Science and Technology, tendo a Sociedade Portuguesa de Química como principal parceiro.
No dia 4 de agosto, entre as 17h e as 18h30, o evento será dedicado à apresentação dos parceiros e resultados do projetodo LIFE4F-GASES, contando com oradores internacionais de renome no setor da química, que farão parte de diversos painéis. Estes experts vão falar de tecnologias inovadoras que têm explorado para conseguirem melhorar a sustentabilidade ambiental, inclusive na prevenção face à contaminação do ambiente.
Já no dia seguinte, das 11h15 às 13h30, haverá duas mesas-redondas novamente com peritos, mas da temática dos PFAS, que são substâncias químicas presentes em produtos de consumo e processos industriais. É um dia aberto ao público e muito direcionado para um público-alvo mais jovem, como estudantes universitários. Neste contexto, no dia 5 de agosto, a partir das 14h30, vão existir diversas atividades no Centro de Congressos de Lisboa abertas ao público e direcionadas para crianças e jovens.
Datas marcantes
• 2005: É criada a ERP Portugal para operar na gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE);
• 2007: Surge a Campanha Verão Depositrão. Projeto da ERP Portugal que visa ações de sensibilização e educação ambiental nas praias, que esteve em vigor de 2007 a 2012;
• 2008: Nasce a Geração Depositrão – rede de proximidade para depósito de equipamentos de pequenas dimensões.
• 2010: A ERP Portugal estendeu a sua atividade à gestão de Resíduos de Baterias (RB);
• 2011: Foi o ano de abertura do primeiro Centro de Sensibilização para temática da reciclagem.
• 2014: ERP Portugal entra no grupo Landbell, capacitando a entidade gestora para oferecer serviços integrados no que à economia circular diz respeito. O grupo tem 37.130 aderentes espalhados por 61 países
Tecnologia híbrida recupera de forma eficiente os gases fluorados
Os gases fluorados, habitualmente utilizados na refrigeração e nos equipamentos de ar condicionado, têm um potencial de aquecimento global até 23.500 vezes superior ao do CO2. As suas emissões aumentaram 60% desde 1990 e poderão quintuplicar até 2050. Apesar do seu impacto, a maioria continua a ser incinerada devido a tecnologias de recuperação limitadas, desperdiçando recursos e aumentando as emissões.
À medida que os regulamentos europeus limitam gradualmente a utilização de gases fluorados de elevado impacto, surge uma necessidade urgente de apostar em alternativas ambientalmente mais sustentáveis. O desenvolvimento de métodos inovadores para a recuperação seletiva e a reutilização destes gases são agora essenciais. Nesse sentido – em resposta a este desafio urgente –, a ERP Portugal associou-se ao projeto LIFE4F-GASES, que apresenta uma solução inovadora: uma tecnologia híbrida concebida para recuperar seletivamente e reutilizar gases fluorados individuais, a partir de misturas de refrigerantes comerciais empobrecidas. Esta inovação não só reduz as emissões, como também apoia o desenvolvimento de novas formulações de fluidos frigorigéneos amigos do ambiente, em conformidade com a evolução da regulamentação europeia em matéria de clima.
Este projeto é conduzido por um consórcio de cinco parceiros – Ambigroup Reciclagem SA, Apria, ERP Portugal, FCT –- NOVA e Universidade da Cantábria – que reúnem competências complementares da indústria, do meio académico e da gestão ambiental, para garantir uma implementação robusta e com impacto.
HAMSYS: eficiente, seletivo e sustentável
No centro desta iniciativa está o HAMSYS (Hybrid Adsorption and Membrane Systems), um sistema de ponta desenvolvido através de uma combinação de experiências laboratoriais e ferramentas de simulação avançadas. O HAMSYS foi concebido para ser versátil, capaz de processar misturas binárias e ternárias. A sua conceção integra três componentes-chave:
Uma unidade de pré-tratamento para purificar os gases de entrada;
Um processo de separação em duas fases, que combina duas tecnologias principais – uma unidade de membrana e um sistema de adsorção para isolar os compostos-alvo –, configuração que permite uma elevada seletividade e adaptabilidade, tornando o sistema eficaz numa vasta gama de misturas de refrigerantes e condições de funcionamento;
E uma fase de compressão para preparar os gases recuperados para armazenamento e transporte seguros.
Esta abordagem inovadora marca um salto significativo na gestão sustentável do fluido refrigerante, oferecendo uma via escalável e eficiente para reduzir a pegada ambiental do setor dos RAC.
Uma verdadeira economia circular no setor
Através de uma validação bem-sucedida, o HAMSYS demonstrou a sua capacidade de recuperar R32 de elevada pureza, cumprindo as rigorosas normas estabelecidas pela AHRI (Air-Conditioning, Heating, and Refrigeration Institute). Esta conquista confirma o potencial do sistema para impulsionar uma verdadeira economia circular no setor da refrigeração e dos equipamentos de ar condicionado – reduzindo os resíduos, maximizando a eficiência dos recursos e minimizando as emissões com efeito de estufa.
Além disso, o HAMSYS também é capaz de lidar com outros tipos de misturas azeotrópicas, expandindo ainda mais a sua versatilidade e impacto numa gama mais vasta de aplicações de recuperação de fluidos frigorigéneos. Com o HAMSYS, o que antes era descartado torna-se um recurso valioso, transformando os desafios ambientais em oportunidades sustentáveis.