pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

C-Studio

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Projeto inovador recupera gases de equipamentos em fim de vida

O Centro de Congressos de Lisboa acolheu profissionais dentro da comunidade científica, como investigadores académicos, institutos de investigação e da indústria para debater a forma de reduzir os produtos químicos sintéticos muito poluentes no ambiente. Neste contexto, foi apresentado na conferência o LIFE 4 F-Gases, projeto de separação de gases fluorados reutilizáveis existentes em equipamentos de refrigeração e ares condicionados em final de ciclo de vida, que tem a parceria da ERP Portugal, Universidade Nova, Ambigroup Reciclagem, Universidade de Cantábria e APRIA Systems, estas últimas entidades espanholas.

14 de Agosto de 2025 às 09:00
A diretora- geral da ERP Portugal, Rosa Monforte
A diretora- geral da ERP Portugal, Rosa Monforte CStudio

Portugal inova na reciclagem de resíduos

Frigoríficos e ares condicionados em final de vida têm valor económico e ambiental. Consórcio estudou reaproveitamento dos gases fluorados existentes nestes equipamentos.

AERP Portugal, entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos, eletrónicos e resíduos de baterias, tem primado pela aposta na inovação tecnológica. Parceira no projeto luso-espanhol LIFE 4 F-Gases, a empresa contribuiu para a divulgação do processo de reciclagem dos gases fluorados existentes em equipamentos de refrigeração e ar condicionado, cujos resultados foram apresentados no 21.º Simpósio Europeu de Química do Flúor. Químicos industriais e académicos juntam-se trianualmente na Europa, em agosto, para analisar formas de diminuição dos resíduos compostos no ambiente. A Universidade Nova, que também integra o projeto LIFE 4 F-Gases, recebeu-os neste ano, no Centro de Congressos de Lisboa, numa organização conjunta com a Sociedade Portuguesa de Química.

A diretora- geral da ERP Portugal, Rosa Monforte
O The European Symposium on Fluorine Chemistry, evento trienal que já vai na sua 21ª edição, decorreu no Centro de congresso de Lisboa CStudio

Quatro anos de trabalho complementar do consórcio ibérico no projeto LIFE 4 F-Gases culminaram na apresentação do HAMSYS (Sistema Híbrido de Adsorção e Membrana), uma tecnologia inovadora de separação de gases fluorados reutilizáveis, existentes em equipamentos de refrigeração e ar condicionado em final de ciclo de vida. Além da ERP Portugal e da Universidade Nova, o projeto LIFE 4 F-Gases inclui Ambigroup Reciclagem, Universidade de Cantábria e APRIA Systems, estas últimas entidades espanholas.

ERP Portugal associou-se ao projeto na procura de soluções que minimizem o impacto ambiental sem descurar o cumprimento dos objetivos e requisitos impostos pela legislação em vigor.

A diretora-geral da empresa, Rosa Monforte, garante a «ambição» de Portugal no cumprimento das metas ambientais impostas pelas diretrizes nacionais e europeias. «Estamos à frente e normalmente mais empenhados. Até fazemos questão de fazer mais do que está definido pela Comissão Europeia, embora depois acabemos por não nos diferenciarmos tanto», reforça a responsável.

«A ERP Portugal permitiu-nos aceder ao setor industrial, porque trabalha com gestores de resíduos e tem capacidade muito importante de comunicação, relevante neste tipo de projetos inovadores», confirma o espanhol Javier Pinedo Alonso, que se apresentou no simpósio em nome da APRIA para abordar o desenvolvimento do HAMSYS.

Em nome do ambiente

O sistema de reaproveitamento de gases fluorados desenvolvido insere-se não só no propósito de valorização de uma economia circular (produção, consumo e reutilização) como permite a diminuição dos efeitos da incineração, o destino final dos compostos sem potencial de reaproveitamento e com efeitos nocivos no ambiente.

As emissões resultantes da queima destes gases aumentaram 60 por cento desde 1990 e têm um potencial de aquecimento global 23 500 vezes superior ao CO2, o dióxido de carbono já muito preocupante devido ao contributo para as mudanças climáticas.

O principal objetivo do LIFE 4 F-Gases é a melhoria da sustentabilidade do setor de refrigeração e ar condicionado. O protótipo pretende demonstrar a viabilidade da separação eficiente de resíduos químicos de elevado potencial de aquecimento global, existentes em equipamentos em fim de vida. As substâncias separadas podem integrar a formulação de novas misturas de refrigerantes, ecologicamente corretas, minimizando o impacto do setor nas mudanças climáticas.

Temos de introduzir objetivos para a recuperação de gases fluorados em final de vida na União Europeia e começar a trabalhar em recomendações para os novos equipamentos. Vanessa Gouveia, responsável do Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança da Ambigroup

Economia também manda

Em Portugal, a fatura ambiental é agravada pela «grande dificuldade» no acesso aos equipamentos completos em final do ciclo de vida para a remoção responsável dos gases fluorados, devido à existência de um mercado paralelo informal de comercialização, nas palavras de Rosa Monforte.

A reutilização de resíduos, que não se limitam aos gases fluorados, é o «grande tema» da Europa, lembra a diretora-geral da ERP Portugal, porque «não é autossuficiente em matérias-primas e precisa da reciclagem e da economia circular» para assegurar o melhor aproveitamento dos recursos existentes.

A entrega de resíduos é importante para a recuperação de matérias- primas, nomeadamente «as coisas que temos em casa a pensar em levar um dia para a reciclagem e acabam guardadas em gavetas, sem uso, porque não ocupam espaço ».

Durante os 20 anos de atividade, a ERP Portugal tem desenvolvido inúmeras ações de comunicação e sensibilização do consumidor para a importância da reciclagem. Estes programas foram apresentados por Rosa Monforte no simpósio, merecendo a curiosidade dos participantes, nomeadamente sobre a resposta das gerações mais novas. Entre as iniciativas da ERP Portugal destacam-se a Geração Depositrão, o mais longo projeto, após 18 anos consecutivos a promover a literacia ambiental de crianças e jovens.

Em contrapartida, a ação mais recente procura a articulação do consumidor com o órgão executivo de maior proximidade. Intitulado Junta na Freguesia, o programa pretende facilitar a entrega de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos por parte dos cidadãos. O projeto vocacionado para as empresas designa-se Parceiro Sustentável e visa apoiar e inspirar a adoção de práticas sustentáveis nos seus negócios. O programa oferece suporte e reconhecimento às empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade, incentivando o desenvolvimento e comunicação de iniciativas ambientais.

Mais notícias