pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Negocios em rede

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

"O que nos distingue é a flexibilidade da nossa estrutura e a visão estratégica”

ISVOUGA tem-se adaptado com sucesso às necessidades do mercado.

09 de Maio de 2023 às 11:24

O IEE – ISVOUGA Executive Education é a submarca da instituição que agrega a formação não graduada, direcionada para executivos. Falámos com Adelina Portela, diretora do ISVOUGA, que nos apresentou esta unidade, apontou os programas e falou dos seus méritos.

Em que consiste a oferta na formação executiva do ISVOUGA? Quais as novidades nestes programas para o próximo ano letivo? Pode falar um pouco sobre estes novos cursos – caso existam?

O ISVOUGA – Instituto Superior de entre o Douro e Vouga ministra, há mais de três décadas, licenciaturas, mestrados, cursos técnicos superiores profissionais e outras formações. Como instituição de ensino superior politécnico, teve desde a sua génese uma formação técnica aliada à componente científica, para além de uma ligação muito forte ao meio empresarial. Estas características foram potenciadas com a criação da sua submarca IEE – ISVOUGA Executive Education, que agrega a formação não graduada, muito direcionada para executivos, na expetativa de corresponder às suas necessidades de formação e investigação aplicada, com vista à resolução de problemas concretos.

“Através da nossa unidade de formação executiva, disponibilizamos cursos que nos permitem dar respostas muito concretas ao tecido empresarial” Adelina Portela, diretora do ISVOUGA
"O que nos distingue é a flexibilidade da nossa estrutura e a visão estratégica”

O ISVOUGA prevê, a curto prazo, a criação de novas ofertas formativas em todos os níveis de ensino, num posicionamento de crescimento e de resposta às necessidades dos seus públicos.

Quais os programas que destaca da vossa formação executiva e porquê?

No âmbito do IEE – ISVOUGA Executive Education, encontram-se em funcionamento as pós-graduações em Marketing Digital e e-Commerce, já na sua 10ª edição, e em Recursos Humanos e Relações Laborais, na 4ª edição. Disponibilizamos ainda um curso avançado de Direito do Trabalho e vários cursos (TechSkills) de preparação de consultores na área das Tecnologias de Informação, nomeadamente nos softwares Primavera, Sage e PHC.

O que distingue a vossa escola?

Sem dúvida a flexibilidade da nossa estrutura e visão estratégica. O ISVOUGA tem sabido adaptar-se às necessidades do mercado. Através da sua unidade de formação executiva, disponibiliza cursos que permitem dar respostas muito concretas ao tecido empresarial, que se encontra bem alicerçado, em expansão e situado numa região conhecida pelo seu pioneirismo na transformação da cortiça, produção de calçado, de moldes e que acolhe, igualmente, empresas multinacionais das áreas das tecnologias da informação, logística e prestação de serviços altamente qualificados.

Entre as novidades e os cursos que já vêm de outros anos, quantos programas de formação executiva vão ter no próximo ano? Quais os vossos programas de estudos mais procurados?

Para o ano letivo de 2023/2024 apresentámos algumas novidades, nomeadamente a nova pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública, a pós-graduação em Direito e Fiscalidade da Empresa e o MBA em Inovação e Transformação Digital.

Relativamente à procura, a formação executiva que disponibilizamos há mais tempo é o curso de pós-graduação em Marketing Digital e e-Commerce, cuja 10ª edição se encontra a decorrer. É por esse motivo um caso de sucesso, explicado em parte pelo conjunto de prestigiados docentes que a compõem.

Como tem evoluído a vossa oferta e a procura dos alunos nos últimos anos?

Os cursos referidos têm tido forte procura e por essa razão mantemo-los na nossa oferta formativa. Contudo, estamos atentos aos sinais do mercado e vamos avaliando, em todos os momentos, a necessidade de renovação dessa mesma oferta em função das tendências e procura do mercado.

Qual a relação entre estes vossos cursos de formação executiva e o mercado de trabalho? Há alguns dados de empregabilidade? Como são recebidos junto das empresas? O que procura hoje o mercado?

Como tivemos oportunidade de referir este tipo de formações é muito direcionada para as necessidades específicas das empresas/organizações e para a resolução dos seus problemas concretos. Este foco permitirá mais facilmente a prossecução dos respetivos objetivos que conduzirão, conforme se espera, ao desenvolvimento, à criação de riqueza e correlativamente ao bem-estar social.

Têm formação customizada para empresas? Há muitas empresas a investir diretamente na formação dos seus quadros? Em que moldes?

O IEE disponibiliza formação à medida, por solicitação das empresas e outras entidades, procurando dar resposta muito concreta e direcionada às respetivas necessidades. As empresas, atualmente, investem fortemente na formação dos seus quadros técnicos e executivos e por esse motivo temos tido oportunidade de testemunhar esse investimento, nomeadamente através do pagamento integral dessas formações.

Mais notícias