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Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Prémios Eficácia 2023

O investimento em publicidade está “mais disperso”

Da televisão ao digital, passando pela influência da inteligência artificial, muita coisa mudou no mundo da publicidade. Para Tiago Simões, presidente da APAN, um dos grandes desafios que os anunciantes vão ter é o facto de os media portugueses estarem a perder poder face aos internacionais.

Super Bock: a cerveja que une os amigos até durante a pandemia

Para afastar receios de contágio e fomentar o convívio, a marca lançou 16 gargantilhas diferentes, durante a pandemia, que ajudavam os consumidores a distinguir as suas garrafas. “Amigos, amigos. Cervejas à parte” ganhou três ouros nos Prémios Eficácia 2022, mas a ambição da marca era ter ganho o Grande Prémio.

Fidelidade Start: pouco orçamento com grandes resultados

A Fidelidade rejuvenesceu o programa para captar talento e, em conjunto com a Caetsu, transformou-o no Fidelidade Start. Os resultados da campanha ficaram acima dos objetivos, utilizando apenas 30% do orçamento – fatores que valeram o ouro na categoria “Low budget” dos Prémios Eficácia 2022.

Na “era da atenção” o grande desafio é “sobressair”

Com a globalização e a proliferação de fontes de informação, passar a mensagem certa às pessoas certas, de forma a obter resultados, pode não ser uma tarefa acessível a todos. A Initiative foi a melhor agência de meios a fazê-lo e arrecadou o ouro nos Prémios Eficácia.

Das hospedeiras da Emirates à alface do Lidl

Criatividade, coragem para arriscar e clientes “na mesma página” são algumas das premissas para uma campanha bem-sucedida. A agência O Escritório, criada por Nuno Jerónimo e Tiago Canas Mendes, ganhou pela terceira vez consecutiva o ouro na categoria “Agência criativa do ano” dos Prémios Eficácia 2022.

Zippy “ao lado das famílias” vale ouro em eficácia

O posicionamento da marca através de uma campanha que mostra uma mulher a fazer um teste de gravidez trouxe resultados acima dos esperados: 5 milhões de euros em vendas e 11 prémios, entre os quais um ouro nos Prémios Eficácia 2022.

Casaco do futuro? Só precisa de ser regado

O “CO2AT” é um casaco que está “vivo”: comporta-se como uma árvore, retira dióxido de carbono da atmosfera e emite oxigénio. A campanha desenvolvida pelas agências Stream and Tough Guy e This is Pacifica para a Azgard9 ganhou o “Grande Prémio” nos Prémios Eficácia 2022.

Tem tudo… até dois Prémios Eficácia

“Tem tudo e mais não sei quê” foi o mote da campanha ao site da Worten protagonizada por Ricardo Araújo Pereira. Realizada pela agência Fuel, ganhou ouro e prata em duas categorias dos Prémios Eficácia.

Se o seu cão falasse o que diria?

A campanha da Fidelidade Pets inspirou-se nas Fábulas de La Fontaine e pôs cães e gatos a falar. Os resultados superam as melhores expectativas: na venda de seguros e nos três ouros arrecadados nos Prémios Eficácia 2022.

Que nome se dá a um pai ou a uma mãe que perde um filho?

A campanha da Acreditar desenvolvida pela Tux & Gill conseguiu mudar a lei e alargar a licença parental por morte de um filho de cinco para 20 dias. Esta vitória valeu-lhe também o ouro em duas categorias dos Prémios Eficácia 2022.

A criatividade e o negócio “têm de andar de mãos dadas”

Realiza-se a 23 de novembro a XIX Gala de entrega dos Prémios Eficácia 2023 organizados pela Associação Portuguesa de Anunciantes. Com 146 casos a concurso - um recorde -, espera-se uma “edição renhida” capaz de demonstrar que, em Portugal, “se trabalha muito bem a indústria do marketing e da comunicação”.

A qualidade medida em resultados

Organizados pela APAN há quase 20 anos, os Prémios à Eficácia da Comunicação distinguem as campanhas de comunicação e marketing mais eficientes. Os vencedores são conhecidos a 23 de novembro na Gala da XIX edição dos Prémios.