APAN distingue as campanhas mais eficazes de marketing e comunicação
A XIX Gala de entrega dos Prémio Eficácia 2023, organizados pela Associação Portuguesa de anunciantes, teve quase 150 casos a concurso
A XIX Gala de entrega dos Prémio Eficácia 2023, organizados pela Associação Portuguesa de anunciantes, teve quase 150 casos a concurso
Da televisão ao digital, passando pela influência da inteligência artificial, muita coisa mudou no mundo da publicidade. Para Tiago Simões, presidente da APAN, um dos grandes desafios que os anunciantes vão ter é o facto de os media portugueses estarem a perder poder face aos internacionais.
Realiza-se a 23 de novembro a XIX edição dos Prémios Eficácia. Há quase 20 anos que a Associação Portuguesa de Anunciantes procura distinguir a excelência na comunicação e provar que a publicidade e o marketing trazem resultados aos negócios.
Para afastar receios de contágio e fomentar o convívio, a marca lançou 16 gargantilhas diferentes, durante a pandemia, que ajudavam os consumidores a distinguir as suas garrafas. “Amigos, amigos. Cervejas à parte” ganhou três ouros nos Prémios Eficácia 2022, mas a ambição da marca era ter ganho o Grande Prémio.
A Fidelidade rejuvenesceu o programa para captar talento e, em conjunto com a Caetsu, transformou-o no Fidelidade Start. Os resultados da campanha ficaram acima dos objetivos, utilizando apenas 30% do orçamento – fatores que valeram o ouro na categoria “Low budget” dos Prémios Eficácia 2022.
Com a globalização e a proliferação de fontes de informação, passar a mensagem certa às pessoas certas, de forma a obter resultados, pode não ser uma tarefa acessível a todos. A Initiative foi a melhor agência de meios a fazê-lo e arrecadou o ouro nos Prémios Eficácia.
Criatividade, coragem para arriscar e clientes “na mesma página” são algumas das premissas para uma campanha bem-sucedida. A agência O Escritório, criada por Nuno Jerónimo e Tiago Canas Mendes, ganhou pela terceira vez consecutiva o ouro na categoria “Agência criativa do ano” dos Prémios Eficácia 2022.
O posicionamento da marca através de uma campanha que mostra uma mulher a fazer um teste de gravidez trouxe resultados acima dos esperados: 5 milhões de euros em vendas e 11 prémios, entre os quais um ouro nos Prémios Eficácia 2022.
O “CO2AT” é um casaco que está “vivo”: comporta-se como uma árvore, retira dióxido de carbono da atmosfera e emite oxigénio. A campanha desenvolvida pelas agências Stream and Tough Guy e This is Pacifica para a Azgard9 ganhou o “Grande Prémio” nos Prémios Eficácia 2022.
“Tem tudo e mais não sei quê” foi o mote da campanha ao site da Worten protagonizada por Ricardo Araújo Pereira. Realizada pela agência Fuel, ganhou ouro e prata em duas categorias dos Prémios Eficácia.
A campanha da Fidelidade Pets inspirou-se nas Fábulas de La Fontaine e pôs cães e gatos a falar. Os resultados superam as melhores expectativas: na venda de seguros e nos três ouros arrecadados nos Prémios Eficácia 2022.
A campanha da Acreditar desenvolvida pela Tux & Gill conseguiu mudar a lei e alargar a licença parental por morte de um filho de cinco para 20 dias. Esta vitória valeu-lhe também o ouro em duas categorias dos Prémios Eficácia 2022.
“Laboratório Santander” é uma campanha desenvolvida no digital pela agência Plot que procurou pôr os portugueses a questionar a sua capacidade de avaliar riscos. Os resultados foram muito melhores do que os esperados.
Realiza-se a 23 de novembro a XIX Gala de entrega dos Prémios Eficácia 2023 organizados pela Associação Portuguesa de Anunciantes. Com 146 casos a concurso - um recorde -, espera-se uma “edição renhida” capaz de demonstrar que, em Portugal, “se trabalha muito bem a indústria do marketing e da comunicação”.
Organizados pela APAN há quase 20 anos, os Prémios à Eficácia da Comunicação distinguem as campanhas de comunicação e marketing mais eficientes. Os vencedores são conhecidos a 23 de novembro na Gala da XIX edição dos Prémios.
APAN quer manter o êxito dos anos anteriores.