A Tabaqueira, o Sindicato Nacional da Indústria e da Energia (Sindel) e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab) concluíram, com sucesso, o processo de negociação para a revisão dos Acordos de Empresa, tendo sido firmado um acordo com vigência para os anos de 2025 e 2026.
Entre os principais pontos acordados destaca-se um aumento coletivo de 4,7%, válido por dois anos, com efeitos retroativos a 1 de abril de 2025, e com a garantia de que todos os trabalhadores a tempo inteiro terão um acréscimo de pelo menos 110 euros. O acordo prevê ainda um aumento do subsídio de turno no regime de 3 turnos, de 22% para 23%, bem como um aumento de 4,7% nas cláusulas de expressão pecuniária.
A Tabaqueira conta, atualmente, com cerca de 1.500 trabalhadores que se distribuem por fábrica, operação comercial do mercado português, centros de excelência e IT Hub, baseados em Portugal.
A empresa continuará a investir no crescimento dos seus trabalhadores através de políticas de reconhecimento, progressão de carreira e programas de desenvolvimento acelerado — medidas essenciais para a retenção e atração de talento e de profissionais altamente qualificados.
A Tabaqueira saúda o acordo alcançado, que reflete um compromisso socialmente responsável entre a empresa e os parceiros sociais. Trata-se de um passo importante na valorização dos trabalhadores e no reforço da competitividade da Tabaqueira, consolidando o seu papel estratégico no universo PMI e no mercado de trabalho português.
Philip Morris International: uma empresa global a caminho de um futuro sem fumo
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder de bens de consumo, empenhada na construção de um futuro sem fumo e na transformação do seu portefólio a longo prazo, incluindo produtos além do tabaco e da nicotina. Atualmente, o portefólio de produtos da empresa inclui principalmente cigarros e produtos sem combustão, como tabaco aquecido, saquetas de nicotina e cigarros eletrónicos.
A 31 de dezembro de 2024, os produtos sem fumo da PMI estavam disponíveis em 95 mercados, sendo utilizados por cerca de 38,6 milhões de adultos em todo o mundo. Estes produtos representaram 42% das receitas líquidas totais da empresa no primeiro trimestre de 2025.
Desde 2008, a PMI investiu mais de 14 mil milhões de dólares no desenvolvimento, validação científica e comercialização de produtos inovadores sem fumo, com o objetivo de substituir completamente a venda de cigarros. Este investimento inclui a construção de capacidades científicas de excelência, nomeadamente nas áreas da toxicologia pré-clínica, investigação clínica e comportamental, bem como estudos pós-comercialização.
Na sequência de uma avaliação rigorosa baseada na ciência, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos autorizou a comercialização dos produtos General snus e ZYN (da Swedish Match), bem como de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS da PMI — sendo estas as primeiras autorizações do género nas respetivas categorias. Algumas versões dos IQOS e do General snus obtiveram ainda a designação de Produto de Tabaco de Risco Modificado (MRTP) pela FDA.
Com uma base sólida e um vasto conhecimento nas ciências da vida, a PMI tem como ambição expandir-se a longo prazo para as áreas do bem-estar e da saúde, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas através de experiências de saúde integradas.
Para mais informações: www.pmi.com e www.pmiscience.com
Sobre a Tabaqueira
Fundada em 1927, é desde 1997 subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal. A Tabaqueira é a maior empresa do setor no país e, atualmente, um dos principais centros de produção do grupo, além de sede de departamentos e posições globais da PMI, tais como o Leaf, que apoia as boas práticas agrícolas na Europa, Médio-Oriente e África, ou o IT Hub, que desenvolve aplicações de software para vários mercados internacionais.
Localizada em Sintra, o segundo município mais populoso de Portugal, a Tabaqueira é um dos maiores empregadores do concelho, empregando cerca de 1.500 trabalhadores, e uma empresa estruturante para a economia local. Em 2023, o Grupo Tabaqueira/PMI exportou 89% da sua produção, afirmando-se como um dos maiores exportadores nacionais.
O compromisso da Tabaqueira com a economia, a sociedade e as pessoas é transversal a toda a sua atividade, procurando minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor.
Para mais informação, consulte a nossa webpage www.tabaqueira.pt