Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 31 de Dezembro de 2004 às 09:03

Gasóleo sobe 23% com liberalização (Diário Económico) Ao fim do primeiro ano de liberalização dos combustíveis em Portugal, os preços de venda ao público subiram, com destaque para o gasóleo, que aumentou 23% em relação a Janeiro. A gasolina ficou-se por uma subida mais ténue, na ordem dos 4 a 5%, respectivamente a sem chumbo 95 e 98.

Sócrates não está preparado para ser primeiro-ministro (Diário Económico)O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), FranciscoVan Zeller, não vê em José Sócrates, secretário-geral do PS, um bom primeiro-ministro. Para isso, defende, terá de ser muito apoiado: "Ao engenheiro Sócrates faltam um ou dois anos para estar preparado para o que aí vem".

PUB

Portugueses preferem Brasil e Algarve para passar o fim de ano (Público) Quer se vá para fora, quer se fique cá dentro, o sol é uma tónica constante nos destinos turísticos que os portugueses escolhem, mesmo na passagem do ano. Brasil, Algarve e Madeira mantêm-se os alvos preferenciais dos viajantes nacionais. Há, no entanto, quem troque o fogo- de-artifício pela tranquilidade e opte por fazer turismo no espaço rural.

Recuperação económica adiada (Público) O ano que hoje termina arrancou sob o signo do optimismo: a consolidação das contas públicas tinha condições para se impor, a economia ia finalmente entrar em fase de recuperação, as reformas estruturais tinham condições para avançar.

Preço das casas vai subir em 2005 (Diário de Notícias) O primeiro semestre de 2005 será o momento ideal para comprar casa. Com a oferta de casas novas praticamente estagnada e perante sinais de que a procura de habitação para compra está a aumentar, o preço das mesmas deverá aumentar em meados do próximo ano. Este é o diagnóstico para 2005 feito por José Eduardo Macedo, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Mediação Imobiliária (APEMI), que considera os próximos meses como o momento ideal para se negociar.

PUB

Cavaquistas querem Marcelo na liderança do PSD (Diário de Notícias) Nestas últimas semanas, um núcleo de cavaquistas do PSD tem-se reunido em vários almoços e jantares e já delineou uma estratégia caso Pedro Santana Lopes perca as eleições legislativas antecipadas, marcadas para 20 de Fevereiro apoiarão a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à presidência do PSD.

Reembolsos do IVA adiados para Janeiro devido a problemas técnicos (Jornal de Notícias) Os reembolsos de IVA que o Estado já deveria ter efectuado no início de Dezembro continuam bloqueados, apesar de os contribuintes já terem sido notificados da respectiva transferência bancária.

Monovolumes ainda vão pagar classe 2 (Correio da Manhã)A actualização dos preços das portagens, que tem sido até agora pacífica, transformou-se este ano num verdadeiro ‘braço-de-ferro’ entre a Brisa e o Governo, que só terminou ontem, com uma reunião entre os representantes da principal concessionária de auto-estradas e o secretário de Estado dos Transportes. Em causa a fórmula de actualização que tem por base 90 por cento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registado entre Outubro de 2003 e Outubro de 2004 e a promessa do Governo em reclassificar os monovolumes da classe 2 para a classe 1.

PUB

Sampaio propõe contrato a PSD e PS (Expresso) Jorge Sampaio vai propor aos partidos políticos, na sua mensagem de Ano Novo, que estabeleçam um compromisso para a resolução de problemas estruturais do país, como a crise das finanças públicas ou o défice de competitividade, e afirma estar disponível para dar o seu contributo - segundo apurou o Expresso em Belém.

Pub
Pub
Pub