Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 10 de Maio de 2006 às 09:29

Políticos pagam multa inédita (Jornal de Negócios) O Tribunal Constitucional (TC) condenou, pela primeira vez na história da democracia portuguesa, sete dirigentes partidários por ilegalidades no âmbito do financiamento e organização contabilística dos partidos políticos, avança o Jornal de Negócios na edição de hoje.

Autarquias ganham poder para se endividarem (Jornal de Negócios) A partir do próximo ano, as autarquias vão deixar de estar sujeitas à guilhotina do «endividamento líquido zero», uma regras que lhes vinha amputando margem de manobra no financiamento das actividades municipais.

PUB

Governo tenta salvar grandes investimentos (Diário Económico) A queda do investimento de Patrick Monteiro de Barros numa nova refinaria em Sines, a grande “bandeira” dos projectos de investimento anunciados pelo Governo no final do ano passado, levou o Executivo a voltar a concentrar atenções nesta área. Hoje será anunciado um reforço do investimento da Galp na refinação, em Sines. Nas próximas semanas, outros projectos se seguirão, incluindo uma aposta de 750 milhões de euros da Repsol. No geral, os projectos anunciados continuam a avançar “dentro da normalidade”.

EDP quer vender a sua posição na Optimus (Diário Económico) A venda dos 25,72% que a EDP detém na Optimus à Sonaecom voltou à ordem do dia. A Sonaecom sempre esteve interessada em resolver a questão e mantém essa intenção. Fonte da Sonaecom disse ao Diário Económico que “não há nenhuma razão para mudar as posições que assumimos. Sempre estivemos dispostos a clarificar a questão com a EDP como fizemos com a France Télécom”. No entanto, a mesma fonte deixou transparecer que, à semelhança do que aconteceu no passado, a decisão continua do lado da EDP.

Europcar reforça frota de automóveis de luxo (Público) Modelos topo de gama da Audi, BMW, Mercedes, Nissan e Volkswagen vão reforçar a "equipa" de veículos de outras marcas que a Europcar Portugal já contava nos segmentos Prestige e Fun, como a Porsche, Smart, Renault e Peugeot.

PUB

Dividendo poderá não ser único motivo para alterar preço da OPA sobre a PT (Público) Paulo Azevedo garante que ainda não há decisão José Manuel Rocha Paulo Azevedo, presidente da Sonaecom, revelou ontem que a empresa, se vier a decidir rever o preço oferecido na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom (PT), poderá não o fazer apenas por ter havido alteração no dividendo que a operadora histórica acabou por distribuir (acima do que tinha anteriormente anunciado).

Fundo da Segurança Social com retorno de 7% em 2005 (Diário de Notícias) O fundo de estabilização da Segurança Social fechou 2005 com uma rentabilidade de 6,8%, um desempenho que ficou aquém dos 9,2% obtidos pela média dos fundos do sistema privado. No entanto, numa análise aos últimos oito anos, observa-se que o fundo público oferece um retorno anual médio mais próximo do sistema privado, uma situação que se explica pelo facto de a menor exposição às acções proteger a sua rentabilidade nos anos negativos para as bolsas mundiais.

Lino quer privados a financiar 85% da rede de plataformas logísticas (Diário de Notícias) O Estado pretende que o sector privado assuma cerca de 85% do investimento na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, cabendo ao Estado a restante parcela dos mil milhões de euros. De acordo com Mário Lino, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o Governo deverá assumir a comparticipação da parte correspondente às acessibilidades - sobretudo ferroviárias.

PUB
Pub
Pub
Pub