Casa Branca exige explicações sobre custos de renovação multimilionária de sede da Fed
A Casa Branca quer esclarecimentos sobre os custos adicionais na renovação da sede da Reserva Federal (Fed), numa altura em que circulam especulações de que o Governo Trump possa usar o caso para afastar o presidente da entidade, Jerome Powell.
"Não acreditamos que uma simples revisão por parte do Gabinete do Inspector-Geral seja suficiente. Por isso, queremos reunir-nos com os responsáveis pelo projeto, receber um relatório e perceber em que ponto estamos", afirmou esta quinta-feira aos jornalistas o diretor do Gabinete de Administração e Orçamento, Russell Vought, citado pela EFE.
PUB
Russel Vought rejeitou a ideia de que o interesse da administração Trump em investigar os custos adicionais - estimados em cerca de 700 milhões de dólares (cerca de 602 milhões de euros) - tenha como objetivo justificar uma eventual demissão de Powell.
"Queremos saber a razão para este [sobrecusto] e queremos obter uma resposta, algum esclarecimento sobre as características deste excesso e as suas implicações para a situação orçamental do país", explicou.
"Queremos perceber a discrepância entre as declarações [de Powell] e os planos apresentados à Comissão Nacional de Planeamento. Estamos a tentar marcar uma reunião para os membros da Comissão Nacional de Planeamento e senadores que manifestaram preocupação", acrescentou.
PUB
Jerome Powell tem enfrentado, nas últimas semanas, acusações por parte de legisladores e responsáveis norte-americanos, que o acusam de possivelmente ter prestado declarações enganosas ao Congresso relativamente às polémicas obras de renovação do edifício da Fed em Washington --- cujo custo terá passado de cerca de 1.900 milhões de dólares para mais de 2.500 milhões (de cerca de 1.600 para 2.100 milhões de euros, ao câmbio atual).
Como o presidente dos Estados Unidos só pode demitir o líder da Fed se ficar provado que houve comportamento negligente, acredita-se que o Governo de Trump possa aproveitar esta situação para afastar Powell, que tem sido criticado pelo republicano por não reduzir as taxas de juro.
Questionado na quarta-feira sobre a possibilidade de demissão de Powell, cujo mandato termina em maio de 2026, Trump afirmou que o via como pouco provável, "a menos que tenha de sair por fraude".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fraude Administração Obras de renovação Juros Jerome Powell Casa Branca Russell VoughtMais lidas
O Negócios recomenda