China apela aos EUA para se manterem solventes

A China exortou os Estados Unidos a "manterem-se solventes", manifestando-se preocupada com o impacto do encerramento do Governo norte-americano, anunciou hoje a imprensa oficial chinesa, citando um vice-primeiro chinês da Finanças, Zhu Guangyao.
Lusa 08 de Outubro de 2013 às 09:11

"Os Estados Unidos têm a responsabilidade de proteger os interesses dos seus credores", afirmou Zhu Guangyao, citado pelo China Daily.

PUB

 

A China é o maior credor dos Estados Unidos, detendo 11,1% da dívida norte-americana, salienta o jornal.

PUB

 

A China "está de facto preocupada com o precipício fiscal nos Estados Unidos", disse aquele governante chinês.

PUB

 

Em Junho passado, a carteira chinesa de títulos do Tesouro dos Estados Unidos somava 1,27 biliões de dólares (cerca de 936.147 milhões de euros).

 

PUB

Vários departamentos da administração norte-americana estão encerrados desde o dia 01 de outubro devido à oposição do Partido Republicano à proposta de orçamento apresentada pelo presidente Barack Obama. 

 

Os Estados Unidos são também o segundo parceiro comercial da China, a seguir à União Europeia.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais China EUA solventes
Pub
Pub
Pub