Enfermeiros cancelam greve de 26, 27 e 28 de Dezembro
O anúncio da FENSE, que agrega o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem, surge após uma reunião com a Comissão Negociadora do Ministério da Saúde e das Finanças, que decorreu na Administração Central do Sistema de Saúde, em Lisboa.
PUB
"Vamos levantar a greve que tínhamos marcada para dia 26, 27 e 28 de Dezembro", disse à Lusa José Azevedo, presidente do Sindicato dos Enfermeiros e porta-voz da FENSE.
PUB
Sobre as negociações, José Azevedo disse apenas que "está tudo a correr normalmente em termos negociais", remetendo mais explicações para uma conferência de imprensa que está marcada para quarta-feira.
PUB
"As negociações continuam e temos a próxima reunião marcada para o dia 04 de Janeiro", frisou.
PUB
Esta greve não tinha qualquer ligação com a 'greve cirúrgica" dos enfermeiros que está a decorrer nos blocos operatórios de cinco hospitais do país e que está previsto terminar a 31 de Dezembro.
PUB
Os enfermeiros representados pela FENSE pretendem que a negociação de um acordo colectivo de trabalha que contemple, entre outros aspectos, a uniformização de horários de trabalho para 35 horas semanais e a introdução da categoria de Enfermeiros Especialistas, nas especialidades criadas ou a criar.
PUB
A "definição da hierarquia da enfermagem, constituída pelo enfermeiro director de serviço, de departamento, de instituição ou região" e a "revisão das tabelas remuneratórias, com índice e escalões adequados, quer na promoção, quer na progressão periódica da respectiva categoria" são outras das reivindicações da FENSE.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros FENSE enfermeiros greveMais lidas
O Negócios recomenda