pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Comissão dos Enfermeiros abandona negociações com o Governo

Os sindicatos realçam que o Ministério da Saúde não remeteu "nenhuma informação sobre as medidas conducentes ao pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas".

enfermeiros, enfermeiro, xxx
enfermeiros, enfermeiro, xxx
18 de Dezembro de 2018 às 11:13

A Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros (CNESE) não vai comparecer na reunião desta terça-feira, 18 de Dezembro, com a tutela por falta de propostas sobre progressões e o pagamento do suplemento aos especialistas, imprescindíveis para a continuidade das negociações.

"O Governo não decide sobre progressões e atribuição do suplemento a todos os especialistas e inviabiliza a comparência da CNESE na reunião negocial de hoje", afirma em comunicado a comissão composta pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM).

Na reunião negocial, de 5 de Dezembro, a Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros afirmou "ser imprescindível para a continuidade do processo negocial" que o Governo emitisse orientações sobre a "justa contagem dos pontos a todos os enfermeiros para efeitos do descongelamento das progressões" e ao pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas.

"Esta condição imprescindível ao desenvolvimento do processo negocial foi reafirmada a 11 de Dezembro, em carta remetida ao Ministério da Saúde", sublinham os sindicatos no comunicado.

De acordo com os sindicatos, o Ministério da Saúde não remeteu à CNESE "nenhuma informação sobre as medidas conducentes ao pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas".

Também não apresentou qualquer orientação relativa à "justa contagem dos pontos para efeitos do descongelamento das progressões", no sentido de "contabilizar 1,5 pontos até 31 de Dezembro de 2014, de não relevar o reposicionamento nos 1.201 euros para efeitos de contabilização dos pontos, e "aplicar os mesmos critérios aos enfermeiros com contrato individual de trabalho".

Para a CNESE, a decisão e resolução sobre estas matérias é de "fundamental importância" já que tem implicações nas "transições de carreira", e, por isso, "imprescindível para o desenvolvimento do processo negocial".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio