Mapa: os municípios que perderam e ganharam mais eleitores

Entre as eleições para o Parlamento Europeu de 2014 e as de 2019, muita coisa mudou no país em termos demográficos. Houve concelhos que perderam 17% de eleitores e outros que ganharam 11%.
Manuel Esteves e Rui Santos - infografia 31 de Agosto de 2019 às 15:00

Portugal é um país em transferência de população. Do interior para o litoral. O diagnóstico já é antigo mas os dados mais recentes confirmam este fenómeno que suscita muitas preocupações. Em algumas zonas do interior, a população cai de forma acentuada, enquanto no litoral cresce, por vezes de forma significativa. 

Os cinco municípios que perderam mais eleitores são, por esta ordem, Penamacor, Sernancelhe, Tabuaço, Penedono e Mortágua, com quebras que oscilam entre 17% e 13% em cinco anos. São todos do interior e quatro, em cinco, ficam situados no distrito de Viseu.

Os cinco municípios que mais população ganharam são Lousã, Mafra, Alcochete, Albufeira e Trofa, com aumentos entre 11% e 6%. Com exceção do primeiro, ficam todos no litoral. 

PUB

O Negócios desenhou um mapa que ilustra bem esta tendência. Os dados dizem respeito ao número de eleitores, que é um indicador aproximado da evolução demográfica, e cuja informação é atualizada cada vez que uma pessoa renova o cartão do cidadão, o que permite ter uma base de dado relativamente atualizada. 

Estes dados têm ainda a vantagem de ter informação sobre a evolução da população das freguesias, que não é incluída neste mapa por razões de complexidade técnica. 

No mapa, o leitor pode encontrar também outro indicador relativo à população residente. É estimado pelo INE, com base nos resultados dos Censos de 2011, que são atualizados através da incorporações de outras variáveis demográficas importantes.

PUB

Saber mais sobre...
Saber mais eleições eleitores demografia
Pub
Pub
Pub