pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Adoro estatísticas. São como os estudos. Dão para tudo. Basta baralhar os cálculos, ajustando a metodologia, e já está: serve-se quente ou frio, conforme a fonte ou o objectivo que se queira atingir.

Pobreza e insol(v)ência

É como prometer pôr a economia a crescer 5% em média nos próximos dez anos, criar 300 mil postos de trabalho em 12 meses, eliminar a presença de toxicodependentes de uma dada zona da cidade ou dar resposta clínica em menos de 30 minutos a todos os utentes das urgências hospitalares.

Uma mão cheia de disparates

Magia é o acto de fazer aparecer e desaparecer o que quisermos através de truques, tornando a realidade um campo inesgotável de produção de efeitos extraordinários por meios artísticos. E quando é usada com o intuito de prejudicar o(s) outro(s), a isso chama-se magia negra.

É a magia, estúpido!

De 1.000 (anos) passará, mas a 2.000 não chegará. Esta é uma profecia sobre o prazo de vida do Homem na Terra que popularmente se atribui (leia-se os crentes) a Jesus Cristo, mas que não existe na Bíblia – logo, ele nunca a proferiu.

Sexo antes do casamento (não) é pecado

O Tordo vai deixar Portugal . Assim, de repente, aos 65 anos. Vai para o Brasil, viver e trabalhar. Diz que parte no dia 18, terça-feira. Sinto-me triste por saber que vai embora porque já não tem trabalho suficiente em Portugal.

Meu amor, meu amor, eu não tenho a certeza...

Já não há pachorra para o ar de tédio de quem diz já não ter paciência para o discurso contra o centralismo de Lisboa. O poder político central (e todos os outros míopes!) que insista então na mesma visão autista, que cometa os mesmos erros estratégicos, que mantenha as mesmas práticas senhoriais. Uma semana, três vómitos:

Morra o Centralismo, morra! Pim!

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo personificam o pior da gestão política e empresarial do Estado português. Há muitos anos que a empresa se tinha tornado um sorvedouro estúpido de dinheiros públicos. É verdade que há muitas outras empresas estatais que dão prejuízos absolutamente indecorosos, mas a maioria dessas, bem ou mal, prestam um activo tão intangível – quanto instrumentalizável, é certo! – chamado serviço público.

Estaleiros de Viana a ferro e Martins

Portugal é um avião com quatro motores (consumo público, consumo privado, investimento e exportações) em que três estão engasgados e apenas um funciona, o das vendas de bens e serviços ao exterior. Distinto cumpridor da cartilha da troika, e sem conseguir atenuar os efeitos da austeridade, o Governo agarrou-se ao único reactor capaz de manter o País a uma altitude suficiente para não se despenhar.

Não se pode estar direito quando se tem a espinha torta

Álvaro Costa, um pequeno empresário de Barcelos que é a cara chapada do sucateiro Manuel Godinho (principal arguido do processo "Face Oculta"), conseguiu derrotar em tribunal o gigante espanhol BBVA naquele que foi o primeiro acórdão do Supremo Tribunal de Justiça sobre os polémicos "swaps" de taxa de juro de empresas privadas. O veredicto foi noticiado, em primeira mão, pelo Negócios on-line, na noite de 18 de Outubro.

Estado apanhado com as peúgas na mão

O estatuto profissional é importante e muito considerado pelos empresários portugueses – é aconselhável que os interlocutores tenham o mesmo nível hierárquico e poder de decisão. O ritmo das negociações é lento e são frequentemente necessárias várias reuniões até uma decisão final.

Sal grosso para apertar o bacalhau

Ainda temos Governo? À hora a que escrevo este texto, não se sabe em que termos irá o Executivo sobreviver. Mas este é um pormenor sem a mínima importância. Porque este Governo decidiu cortar os pulsos, presenteando os portugueses com uma série de episódios absolutamente miseráveis. Com o selo do Presidente da República!

A Voz dos Ridículos

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio