PR quer governo a explicar aos portugueses "os cenários que há para os tempos que vêm aí"
O Presidente da República considerou esta quarta-feira que "era importante" que os portugueses soubessem qual é o cenário macroeconómico previsto pelo Governo e que assim se perceberia que "espaço de manobra" existe no Orçamento do Estado para 2023.
"Como o Orçamento do Estado está, certamente, praticamente pronto, é costume apresentá-lo aos partidos, mas acho que era importante dizer aos portugueses: 'os cenários que há para os tempos que vêm aí são estes'", sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, à margem de uma aula que deu na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, o antigo liceu que frequentou.
PUB
E acrescentou: "Aí dá para perceber o espaço de manobra que há para o Orçamento do Estado que aí vem."
O chefe de Estado reforçou que o "mais importante neste momento" é os portugueses "perceberem qual é a visão que têm os governantes", em concreto Fernando Medina que tem a tutela das Finanças, sobre o "futuro próximo", apesar de reconhecer "toda a dificuldade que isso implica".
"Como é que se vê o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto], o crescimento económico, a evolução da inflação, do emprego, das contas públicas... Já se sabe que é muito difícil fazer essa previsão, mas tem de haver uma de base, quando se faz um Orçamento há uma previsão de base", completou.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais política Governo orçamento do estado e impostos macroeconomia chefes de estadoMais lidas
O Negócios recomenda