Rajoy teme que mercados deixem de financiar Espanha (act.)

Primeiro-ministro apresenta no parlamento novas medidas de contenção no dia em que o prémio de risco da dívida espanhola face à alemã quebrou pela primeira vez a temida fasquia de 500 pontos base.
Eva Gaspar 16 de Maio de 2012 às 09:34

“Neste momento existe um sério risco de [os mercados financeiros] não nos emprestarem mais dinheiro ou de nos emprestarem a preços astronómicos”, disse Mariano Rajoy.

PUB

A advertência do chefe de governo surge no dia em que, pela primeira vez, o prémio que os investidores estão a cobrar no mercado secundário para comprar dívida pública espanhola em vez de alemã superou a temida barreira dos 500 pontos base que, nos casos dos países já intervencionados como Portugal, acabou por se revelar um ponto de não retorno.

Mariano Rajoy quer implementar novos cortes, designadamente na área da Saúde, e tem garantido que reduzirá o défice para 5,3% do PIB (meta mais suave do que a inicialmente prometida) neste ano e 3% no seguinte, não obstante as mais recentes previsões da Comissão Europeia apontarem para 6,4% em 2012 e para a quase manutenção do défice no mesmo valor no ano seguinte.

PUB

Rajoy reiterou hoje o seu compromisso em implementar o programa de saneamento das contas públicas acordado com Bruxelas, mas pediu também cooperação aos parceiros europeus.

“Precisamos de uma mensagem clara e forte” para defender o euro. “Austeridade sim, crescimento também, mas gostaria também de uma mensagem clara e forte de defesa do projecto do euro e de uma afirmação sobre a sustentabilidade da dívida pública de todos os países europeus cuja situação está em discussão neste momento”, afirmou.

Ontem, o seu ministro da Economia, Luis de Guindos, foi mais concreto, ao afirmar que “Espanha está a fazer tudo o que está ao seu alcance”, mas é preciso agora “cooperação de toda a Zona Euro e de uma resposta conjunta” que garante a irreversibilidade do euro. A saída da Grécia, frisou, “seria um fracasso para todos”.

PUB

(notícia actualizada às 10h10)

Pub
Pub
Pub