REN acorda com sindicatos serviços mínimos para a greve geral equiparados aos fins de semana

Os sindicatos concordaram com a proposta apresentada pela REN, de que os serviços mínimos a assegurar durante a greve geral "sejam os necessários e suficientes para garantir a atividade tal como é desempenhada em dias de fim de semana ou feriado".
REN acorda serviços mínimos para greve geral de 11 de dezembro
Pedro Brutt Pacheco
Lusa 11:32

O Grupo REN acordou com vários sindicatos a realização na greve geral de 11 de dezembro dos serviços mínimos necessários a garantir níveis de atividade semelhantes aos dias de fim de semana ou feriado, segundo um documento da DGERT.

O acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos foi divulgado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) na sequência de uma reunião realizada no passado dia 27 de novembro entre representantes do Grupo REN, do Sindicato Nacional da Indústria e da Energia (Sindel), do Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (Sitese) e da Federação Intersindical das Indústria Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal).

PUB

De acordo com a ata da reunião, os sindicatos concordaram com a proposta apresentada pela REN, de que os serviços mínimos a assegurar durante a greve geral "sejam os necessários e suficientes para garantir a atividade tal como é desempenhada em dias de fim de semana ou feriado".

Para tal, deverão comparecer ao serviço os "trabalhadores que se mostrem necessários para garantir a atividade nesses períodos, nomeadamente todos os trabalhadores que estejam escalados de acordo com o regime de turno e de disponibilidade".

A CGTP e a UGT convocaram uma greve geral para 11 de dezembro, em resposta à proposta de reforma da legislação laboral apresentada pelo Governo, sendo a primeira paralisação a juntar as duas centrais sindicais desde junho de 2013, altura em que Portugal estava sob intervenção da 'troika'.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Greve Sindicatos DGERT Portugal
Pub
Pub
Pub