Dois sismos com magnitude 4.1 sentidos na região de Lisboa
Um sismo, de magnitude estimada de 4.1, segundo a escala de Richter, foi sentido esta quinta-feira na região de Lisboa, pelas 12h14. Pouco depois, um segundo abalo, também com magnitude estimada de 4.1, foi registado na região, segundo dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.
A informação partilhada pelo IPMA sublinha que "foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Oeste-Noroeste de Alenquer. Este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica atualizada".
PUB
De acordo com a informação do IPMA, o primeiro sismo teve origem em Casal da Ribeira, na zona de Alenquer, a 15 quilómetros de profundidade. Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico aponta o segundo sismo a apenas dois quilómetros de profundidade.
"A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes", explica o IPMA na informação sobre o caso.
O elevado número de acessos ao site do IPMA provocou falhas no site com a informação sobre atividade sísmica em Portugal.
PUB
Notícia atualizada com mais informação
Mais lidas
O Negócios recomenda