Ursula von der Leyen e Rishi Sunak juntos para acertar detalhes pós Brexit
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vão encontrar-se nesta segunda-feira, no Reino Unido, para acertarem alguns detalhes do acordo pós-Brexit, em concreto a situação da Irlanda do Norte.
PUB
Os dois concordaram em "continuar o trabalho conjunto presencialmente, em direção a soluções práticas e partilhadas em relação aos desafios complexos que rodeiam o Protocolo da Irlanda e da Irlanda do Norte", indica um comunicado enviado na tarde deste domingo.
A situação das Irlandas tem sido um dos pontos críticos das negociações entre Londres e Bruxelas, com vários avanços e recuos entre as partes, uma vez que a Irlanda pertence à União Europeia e a Irlanda do Norte ao Reino Unido, mas entre ambas existem acordos que chocam com os pressupostos do Brexit.
No sábado, o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, assegurou que as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia sobre os controlos alfandegários pós-Brexit na Irlanda do Norte estão perto de ficarem concluídas. "É certo que o acordo não está ainda concluído, mas penso que estamos a chegar mais perto da sua conclusão", indicou, em declarações à RTE. Há duas semanas, os meios de comunicação britânicos avançavam que Sunak quereria aproveitar esta oportunidade - do acordo da Irlanda - para colocar em cima da mesa sugestões que permitam aprofundar os laços entre o Reino Unido e a União Europeia. Uma análise publicada recentemente estima que o Brexit esteja a custar à economia britânica 100 mil milhões de libras por ano (112,74 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual). Os números, que refletem perdas de investimento ou dificuldades em contratar, mostram que a economia da Reino Unido estará 4% abaixo do que estaria, caso o país se mantivesse como membro da União Europeia. Ainda assim, a missão de reaproximação de Sunak não pode ser vista como uma admissão do falhanço do Brexit, indicavam, na altura, as fontes contactadas.
PUB
Há duas semanas, os meios de comunicação britânicos avançavam que Sunak quereria aproveitar esta oportunidade - do acordo da Irlanda - para colocar em cima da mesa sugestões que permitam aprofundar os laços entre o Reino Unido e a União Europeia.
Uma análise publicada recentemente estima que o Brexit esteja a custar à economia britânica 100 mil milhões de libras por ano (112,74 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual). Os números, que refletem perdas de investimento ou dificuldades em contratar, mostram que a economia da Reino Unido estará 4% abaixo do que estaria, caso o país se mantivesse como membro da União Europeia.
Saber mais sobre...
Saber mais Ursula Irlanda do Norte Rishi Sunak Brexit Reino Unido União Europeia economia negócios e finanças políticaMais lidas
O Negócios recomenda