Consumo “per capita” em Portugal está entre os mais baixos da Zona Euro
Portugal está entre os países com um nível de consumo "per capita" mais baixo entre os congéneres europeus. Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 13 de Junho, pelo Eurostat, o consumo por pessoa, é de 82 pontos (medidos por uma unidade artificial de padrão de poder de compra), ou seja 18% abaixo da média da União Europeia. Um valor que corresponde a uma estabilização, uma vez que em 2015 também se encontrava neste nível.
PUB
Entre os 28 Estados-membros, apenas 10 superam a média, numa lista liderada pelo Luxemburgo, 32% acima, e pela Alemanha, 22% acima da média. Do lado oposto da tabela estão Bulgária e Croácia, 47% e 41% abaixo da média.
Entre os países da Zona Euro, a média do consumo "per capita" ascende a 105 pontos, com Portugal a ser o sétimo país com uma média mais baixa (23% abaixo). Entre os 19 Estados-membros do euro é a Letónia que tem o valor mais baixo (38% abaixo da média da região).
PUB
Este indicador do consumo inclui os bens comprados pelas famílias mas também os disponibilizados pelo Estado, como a Saúde e a Educação, e acompanha o nível de rendimento "per capita" – Portugal, criando menos riqueza, também consome menos.
PUB
O indicador usado pelo Eurostat para medir o consumo "per capita" leva em conta o nível global de consumo nos países, independentemente de quem o financia (famílias ou Estado) e de quem consome (famílias, Estado, organizações).
Analisando o PIB per capita, Portugal mantém os níveis de 2015, estando 23% abaixo da média, com o Luxemburgo a estar 167% acima e a Irlanda 77% acima.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda