Portugal com a maior queda do PIB no primeiro trimestre na UE

A economia portuguesa deu o maior trambolhão no PIB no primeiro trimestre deste ano, de entre os 20 países da União Europeia para os quais já há dados.
joao leao ministro finanças ecofin
Reuters
Margarida Peixoto 18 de Maio de 2021 às 10:33

A economia portuguesa registou a maior queda do PIB no primeiro trimestre, de entre os 20 países da União Europeia para os quais há dados. Os números foram revelados esta terça-feira, pelo Eurostat.

PUB

Tal como já tinha sido comunicado pelo Instituto Nacional de Estatística, o PIB de Portugal recuou 3,3% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com os últimos três meses de 2020. Agora, o Eurostat revela os resultados de outros 19 Estados-membros e todos tiveram um desempenho menos negativo.

Já no final de abril, quando as primeiras estimativas estavam disponíveis apenas para 12 países da União Europeia, Portugal tinha a maior queda do PIB. Agora, mantém-se como a economia que mais contraiu.

PUB

A explicar o mau desempenho da economia portuguesa no arranque deste ano esteve mais um vaga de covid-19, a mais dura que o país enfrentou desde que a pandemia atingiu o território português. A economia foi sujeita a duras medidas de confinamento que impediram o funcionamento de vários setores de atividade, com destaque para os de contacto próximo, como é o caso do comércio e turismo. Também as escolas tiveram o ensino presencial suspenso. 

Já a generalidade dos restantes países da União Europeia foi afetada por uma nova vaga da doença um pouco mais tarde, com as medidas de confinamento a intensificarem-se só depois. O conjunto da União Europeia viu o PIB recuar 0,4% em termos trimestrais e a Zona Euro sofreu uma perda de 0,6%.

(Notícia atualizada às 11:19 com mais informação)

PUB
Pub
Pub
Pub