Serviços com crescimento mais forte em quase 10 anos

O sector dos serviços acelerou o crescimento em Abril, conseguindo mesmo a expansão mais forte desde 2008.
Nuno Carregueiro 12 de Junho de 2017 às 11:50

O volume de negócios no sector dos serviços cresceu a uma taxa homóloga de 9% em Abril, o que representa a expansão mais forte desde Fevereiro de 2008, mês em que cresceu 9,8%.

 

PUB

De acordo com os dados publicados pelo INE esta segunda-feira, o sector dos serviços acelerou pelo terceiro mês consecutivo. Em Janeiro tinha crescido 3,9%, em Fevereiro o crescimento passou para 4,8% e em Março para 6,7%.

 

O crescimento ao rimo mais elevado de quase 10 anos ficou a dever-se ao desempenho positivo registado nas classes Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos (+9,3%) e a de Transportes e armazenagem (+11,3%).

PUB

 

A evolução deste sector vem juntar-se a outros indicadores que apontam para a aceleração do crescimento da economia nacional, já que o PIB cresceu a um ritmo anual de 2,8% no primeiro trimestre e o ministro das Finanças, Mário Centeno, apontou para um crescimento acima de 3% no segundo trimestre.

 

PUB

Os outros indicadores relativos ao sector dos serviços revelados pelo INE também apontam para uma evolução positiva.  

 

O índice de emprego nos serviços apresentou um crescimento homólogo de 4%, enquanto as remunerações aumentaram 3,1%. O índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de calendário, apresentou um crescimento homólogo de 1,1%.

PUB
Pub
Pub
Pub