BE insiste na "requisição das instalações" dos privados para combater a pandemia
O Bloco de Esquerda voltou a apertar esta quinta-feira com o Governo para que o Estado português requisite os meios dos cuidadores de saúde privados para combater a pandemia da covid-19 e para evitar a rutura do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
PUB
"Este modelo de contratualização não está a dar resposta. Sempe que há problemas complexos é o SNS que dá resposta", afirmou o deputado Moisés Ferreira aos jornalistas, depois da reunião do Infarmed.
Para o Bloco de Esquerda, é também vital o reforço de "recursos humanos" no SNS. "É preciso mais profissionais para garantir que os cuidados de saúde funcionam", destacou o deputado, criticando logo a seguir a falta de condições do setor.
"Mais profissionais não se faz com precariedade, com contratos de quatro meses que acabam e os profissionais vão-se embora, faz-se com contratações permanentes, com requisição dos privados. Se o setor privado tem instalações que podem ser integradas no SNS, isso deve ser feito porque há uma coisa essencial: o SNS não deve entrar em rutura."
PUB
Moisés Ferreira deixou também claro que as medidas do Governo não podem consistir "apenas" na "restrição de liberdades". Para o deputado, "é preciso que haja mais direitos nesta pandemia", o que implica um maior "apoio económico a setores que estão a sofrer muito desde o início do ano".
"Nem com estado de emergência, nem sem estado de emergência, o Governo tem dado resposta a estas necessidades", declarou Moisés Ferreira.
Recorde-se que esta quarta-feira, a líder do partido, Catarina Martins, avançou que o Bloco poderia votar a favor da renovação do estado de emergência, depois de se abster na votação anterior, desde que fossem cumpridas três condições.
PUB
Não nos tomem por tolos, sff
Depois da tempestade
Mais lidas
O Negócios recomenda