Citigroup teme que teletrabalho penalize produtividade no longo prazo
"As pessoas falam sobre a produtividade do trabalho remoto", disse Corbat numa entrevista para o evento da Bloomberg Invest Talks nesta sexta-feira. "Bem, se eu trabalhar sete dias por semana, de 15 a 16 horas por dia e não tirar férias, pelo menos por um período de tempo serei mais produtivo."
PUB
Embora mais trabalho remoto provavelmente signifique que o Citigroup possa reduzir os seus ativos imobiliários, Corbat disse que está hesitante em declarar uma mudança generalizada em direção a essa prática. O CEO disse em maio que, ao contrário de alguns de seus concorrentes, não estava a considerar a opção de deixar os trabalhadores a trabalhar de forma permanente em casa após o fim da pandemia.
O banco com sede em Nova Iorque, que tem cerca de 200.000 funcionários em todo o mundo, quer ver como a produtividade muda através de longos períodos de tempo e se a criatividade sofre com isso, antes de decidir quanto trabalho remoto vai permitir, disse Corbat.
PUB
O Citigroup e muitos dos seus concorrentes mantiveram a grande maioria dos funcionários em casa durante grande parte do ano para ajudar a conter a disseminação do Covid-19. Agora, enquanto os governos em todo o mundo correm para adquirir vacinas e novos tratamentos promissores contra o vírus, muitas empresas estão a desenvolver planos para, eventualmente, trazer os funcionários de volta ao trabalho presencial.
"Vamos continuar a acelerar a mudança para o digital e, quando apropriado, tornar o trabalho mais remoto. Mas certamente não gostaria que mudássemos muito rapidamente", disse Corbat.
PUB
Enquanto isso, numa altura em que partes dos Estados Unidos e da Europa lutam contra o ressurgimento de casos de Covid-19, a empresa não tem resistido a manter os trabalhadores em casa ou de mandá-los para trás caso tivessem regressado ao escritório.
PUB
"Gostamos muito de receber o nosso pessoal quando podemos recebê-los, mas não vamos colocá-los em risco", disse Corbat. "Precisamos ser flexíveis e, obviamente, estamos agora a passar por um certo ressurgimento em algumas partes do mundo. Estamos na fase de redução gradual das restrições."
Mudar para digital
PUB
"Estamos a gerir a transição de um banco analógico para um banco digital e, de muitas maneiras, a gerir os dois bancos em conjunto", afirmou Corbat. "Algumas pessoas gostam muito das agências, e se ligar e disser: ‘Ótima notícia, estamos a fechar tudo para ficarmos 100% digitais’, provavelmente perderia alguns desses clientes."
À medida que se aproxima o fim do ano e o Citigroup avalia os bónus para operadores e outros funcionários, Corbat disse que a empresa teve que equilibrar o seu desejo de reter e recompensar os funcionários com o contexto económico mais amplo e o seu desejo de melhorar o retorno aos acionistas.
PUB
"O nosso pessoal tem feito um trabalho extraordinário, sejam os operadores ou as pessoas das nossas agências que estão a colocar-se em perigo para garantir que estejam abertas e a população tenha acesso às suas vidas financeiras", disse.
Mais lidas
O Negócios recomenda