pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Administração Trump pondera instaurar processo a construtoras de casas por conluio

O Presidente norte-americano está a explorar a hipótese de abrir uma investigação contra as construtoras por violação da lei da concorrência, alegando que estão a restringir a oferta de casas.

Casas EUA.
Casas EUA. AP / Matt Rourke
20:41

Os EUA querem apertar as regras das construtoras de casas. A Administração de Donald Trump, através do Departamento de Justiça, está a ponderar abrir uma investigação concorrencial contra as empresas que constroem residências no país, com o objetivo de combater a crise de acessibilidade à habitação na maior economia do mundo. 

A notícia foi avançada pela Bloomberg, que adianta que a investigação poderá começar já nas próximas semanas. A Casa Branca suspeita que as gigantes do setor utilizem o grupo comercial Leading Builders of America, da qual fazem parte, para restringir a oferta ou coordenar preços das habitações. 

No grupo criado em 2009, e que visa "preservar a acessibilidade a casas" entre as famílias americanas, como se lê no site oficial, estão empresas como a Lennar, Perry Homes, DR Horton e Clayton. 

O custo das casas nos Estados Unidos está no nível mais elevado das últimas décadas, fruto do "boom" no imobiliário durante a pandemia da covid-19 e dos aumentos das taxas de juro pela Reserva Federal. Além disso, a quantidade de casas por vender do lado de lá do Atlântico tem aumentado, colocando o trabalho das próprias construtoras sob pressão. 

No ano passado, Trump faz uma comparação entre o Leading Builders of America e a Organização de Países Exportadores de Petróleo, alegando que os dois controlam os setores correspondentes - imobiliário e petrolífero.

De forma a combater a crise habitacional que também está a tomar conta dos EUA, a Casa Branca está a discutir a criação do programa "Casas Trump", que visa criar um milhão de novas habitações. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio