Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Entrada de portugueses em Macau caiu 45% em 2015

Por cada centena de estrangeiros que se instalam na região, oito têm nacionalidade portuguesa. O chefe do Executivo macaense, Chui Sai On, está em Lisboa para uma visita oficial.

11. Macau - 7,67 euros por 3GB/mês
Reuters
António Larguesa alarguesa@negocios.pt 12 de Setembro de 2016 às 14:53
  • Partilhar artigo
  • ...

A entrada de portugueses em Macau afundou 44,7% no ano passado, segundo os dados da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos do governo local. Apenas 145 cidadãos nacionais rumaram ao território pertencente à China, naquele que foi o registo mais baixo desde o início da década.

 

Os dados compilados recentemente pelo Observatório da Emigração mostram ainda que os portugueses representaram 8,1% do total de 1.784 estrangeiros que se instalaram nesta região administrativa especial em 2015. As entradas totais também caíram, embora a um ritmo menor (-21,7%).

 

"Entre 2007 e 2013, o número de entradas de portugueses em Macau registou um aumento contínuo, mais pronunciado e significativo a partir de 2010. Ao longo do período em análise, houve três quebras: a primeira e a segunda, muito ligeiras, em 2008 e em 2010; a terceira, muito acentuada, entre 2014 e 2015", descreve Inês Vidigal, investigadora do Observatório liderado por Rui Pena Pires, que está prestes a recuperar verbas e autonomia.

 

O chefe do executivo macaense, Chui Sai On, está esta segunda-feira, 12 de Setembro, em Portugal, tendo de manhã participado na quarta reunião da Comissão Mista entre Portugal e Macau. Segundo uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na agenda deste mecanismo de consulta estiveram, entre outros temas, "as potencialidades de Macau enquanto plataforma económica e comercial".

 

Depois do encontro com Augusto Santos Silva, o chefe da diplomacia portuguesa, no Palácio das Necessidades, Chui Sai On vai reunir-se também com António Costa em São Bento, às 15:00. Ao final da tarde, o político de 59 anos, que está no cargo desde Dezembro de 2009, ruma ao Palácio de Belém, onde será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa.

Ver comentários
Saber mais Emigração emigrantes portugueses entradas Macau China Chui Sai On Observatório da Emigração Rui Pena Pires
Outras Notícias