Helicóptero Super Puma chega para combate aos incêndios. Em Mirandela arderam 6 mil hectares
Novo meio aéreo faz parte do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Já a área ardida em Mirandela corresponde a mato e área agrícola.
Um helicóptero Super Puma enviado pelo Governo francês chega esta quarta-feira a Portugal para ajudar no combate aos incêndios, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, adiantou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
"Trata-se de um aparelho pesado, com capacidade para descargas de 3.000 litros de água, que chega acompanhado por uma equipa de cinco elementos. Irá começar a operar ao inicio da manhã de quinta-feira, estando previsto permanecer em território nacional, pelo menos, até ao próximo domingo", avançou a ANEPC em comunicado divulgado esta quarta-feira.
Já o incêndio que começou no domingo em Mirandela, e chegou aos concelhos de Vila Flor e Alfândega da Fé, já está "dominado", adiantou à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil, esta quarta-feira. Noel Afonso explicou que "o vento acalmou durante a noite, o que ajudou no combate". Na terça-feira, o incêndio tinha duas frentes ativas, uma em Vale Frechoso, aldeia de Vila Flor, que teve de ser confinada, devido à intensidade das chamas, e outra frente em Valverde, Alfândega da Fé, que chegou até à localidade de Eucisia.
O comandante avançou ainda à Lusa que arderam "entre cinco a seis mil hectares" de mato e área agrícola.
Mais lidas