pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Manuela Eanes declara apoio à candidatura de Marques Mendes

Esta terça-feira o antigo secretário-geral do PS António José Seguro anunciou que será candidato a Presidente da República.

Luís Marques Mendes durante a apresentação da Comissão de Honra da sua candidatura à Presidência da República.
Luís Marques Mendes durante a apresentação da Comissão de Honra da sua candidatura à Presidência da República. Manuel de Almeida / Lusa-EPA
03 de Junho de 2025 às 22:19

Manuela Eanes, mulher do antigo Presidente da República, general Ramalho Eanes, declarou esta terça-feira o apoio à candidatura de Luís Marques Mendes às eleições presidenciais de 2026.

O apoio foi anunciado hoje através de uma carta escrita por Manuela Eanes, lida hoje à noite por Leonor Beleza, presidente da comissão de honra da candidatura, no evento de apresentação dessa comissão, que decorre no edifício da UACS - União de Associações do Comércio e Serviços, em Lisboa.

Na carta, Manuela Eanes sublinha as "dimensão ética, sentido de honra e serviços relevantes prestados ao país" que reconhece em Marques Mendes bem como o "importante papel que desempenhou em proveito do esclarecimento da sociedade civil".

"Apoio também o doutor Luís Marques Mendes, sobretudo, porque o país e o mundo atravessam uma situação difícil, que promete, infelizmente, agravar-se e exige, em meu entender, um Presidente da República com profundo conhecimento da atividade política, dos atores políticos, da prática político-partidária e, ainda, da prática constitucional", lê-se na mesma carta.

Manuela Eanes não está presente no evento por motivos de saúde que não são de "preocupante gravidade", explica na carta a mulher do antigo chefe de Estado Ramalho Eanes.

O evento, agendado para as 21:00, arrancou por volta de meia hora depois do previsto, e conta com a presença de vários membros do Governo, diversas personalidades do PSD (partido que já formalizou o apoio ao ex-líder e conselheiro de Estado), independentes e figuras ligadas a diferentes áreas políticas, como Carla Castro, antigo membro da IL.

Antes de Luís Marques Mendes, intervirão quatro oradores: Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud e conselheira de Estado, que preside à comissão de honra da candidatura, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e dirigente social-democrata, Alice Vieira, escritora, e João Perestrello, presidente da SEDES Jovem.

O evento decorre dias depois de o também candidato presidencial almirante Henrique Gouveia e Melo ter apresentado publicamente a sua candidatura, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, e no mesmo dia em que o ex-secretário-geral do PS António José Seguro anunciou que será candidato a Presidente da República.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio