pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ministério Público faz buscas na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Estão em causa crimes de corrupção ativa e passiva e de participação económica em negócio, "por existirem indícios de favorecimento ilegal de concorrente em procedimentos realizados no período compreendido entre 2015 e 2023, em prejuízo do Estado Português".

Buscas na ANEPC por suspeitas de corrupção em contratos de equipamentos desde 2015
Buscas na ANEPC por suspeitas de corrupção em contratos de equipamentos desde 2015 Paulo Cunha / Lusa
11:52

 O Ministério Público está esta quinta-feira a realizar buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), num inquérito sobre "procedimentos de contratação pública para fornecimento de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios florestais".

As buscas da Operação Obsequium, lideradas pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), cumprem "seis mandados de busca domiciliária e quatro mandados de busca a instalações empresariais e de entidade pública, nomeadamente nas instalações da ANEPC", anunciou o Ministério Público (MP) em comunicado.

As buscas decorrem também em empresas e sociedades comerciais do setor têxtil e de equipamentos de proteção individual, em residências de dirigentes e técnicos de contas das entidades envolvidas e em gabinetes de contabilidade e fornecedores especializados.

Segundo o MP, estão em causa crimes de corrupção ativa e passiva e de participação económica em negócio, "por existirem indícios de favorecimento ilegal de concorrente em procedimentos realizados no período compreendido entre 2015 e 2023, em prejuízo do Estado Português".

A Operação Obsequium, em que colabora com o MP a Direção de Investigação Criminal da GNR, envolve 48 militares da Guarda e cinco magistrados do DCIAP.

O MP adianta no comunicado que o inquérito está sujeito a segredo de justiça.

A ANEPC já confirmou a realização de buscas nas suas instalações em Carnaxide e refere também em comunicado que está "a colaborar com as autoridades e reitera a sua total disponibilidade para prestar o apoio necessário no âmbito das diligências em curso".

Ver comentários
Publicidade
C•Studio