pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Papa toma posse da cátedra como Bispo de Roma na Basílica de Latrão

Na Basílica de Latrão, onde cada novo Papa vem tomar posse da cátedra episcopal após a sua eleição, Leão XIV celebrou uma missa.

Papa Leão XIV
Papa Leão XIV AP
25 de Maio de 2025 às 19:30

O Papa Leão XIV, Bispo de Roma, tomou hoje posse de forma simbólica da Basílica de São João de Latrão na Cidade Eterna, a mais antiga do Ocidente e historicamente ligada a França.

Antes de se dirigir à "mãe de todas as igrejas", onde residiam os papas antes de se mudarem para o Vaticano, o Pontífice passou ritualmente pelo Capitólio, sede da Câmara Municipal da capital italiana.

"A paz é a vocação universal mais forte de Roma", disse-lhe o presidente da câmara, Roberto Gualtieri, fazendo eco da mensagem do Papa americano que, desde a sua tomada de posse a 18 de maio, condenou repetidamente os conflitos armados que assolam o mundo.

Na Basílica de Latrão, onde cada novo Papa vem tomar posse da cátedra episcopal após a sua eleição, Leão XIV celebrou uma missa invocando o espírito da catedral, que, segundo ele, deve inspirar "ternura, disponibilidade para o sacrifício e capacidade de escuta que permita, não só ajudar, mas também, muitas vezes, antecipar necessidades e expectativas antes de serem expressas".

Foi nesta basílica monumental que, em 1929, foram assinados os Acordos de Latrão entre a Santa Sé e o regime do ditador Benito Mussolini, normalizando as relações entre a península e o Vaticano após a anexação de Roma na sequência da unificação de Itália.

Nesta mesma igreja também é celebrada a 13 de dezembro - dia do aniversário de Henrique IV - uma missa em honra de França.

Depois de ter recebido a absolvição do Papa por ter abjurado a religião protestante, Henrique IV ofereceu a abadia beneditina de Clairac, em Lot-et-Garonne (sul de França), ao Latrão em troca do título de cónego de Saint-Jean-de-Latran.

Este título passou posteriormente para os presidentes da República Francesa.

Os Presidentes René Coty, Charles de Gaulle, Valéry Giscard d'Estaing, Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e Emmanuel Macron fizeram a viagem para receber o título, enquanto Georges Pompidou, François Mitterrand e François Hollande não o fizeram.

O Papa deverá depois visitar a Basílica de San Maria Maggiore, também em Roma, onde está sepultado o seu antecessor, Francisco, falecido a 21 de abril, aos 88 anos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio