pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PS diz que crescimento está "claramente aquém" das promessas eleitorais da AD

O lider parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, falava após uma reunião com o Governo no parlamento sobre diferentes temas, entre os quais o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Eurico Brilhante Dias fala sobre o Orçamento do Estado para 2026, em Lisboa
Eurico Brilhante Dias fala sobre o Orçamento do Estado para 2026, em Lisboa
21:08

O líder parlamentar socialista considerou esta sexta-feira que as projeções de crescimento económico para 2025 e 2026 "estão claramente aquém das promessas eleitorais" da AD e que o Governo se comprometeu a deixar as alterações à lei laboral fora do orçamento.

"Tal como o PS sempre disse, o quadro macroeconómico apresentado pela AD durante a campanha eleitoral é um quadro irrealista e, por isso, o país em 2025 e em 2026 não crescerá em linha com as promessas eleitorais da AD, crescerá substancialmente menos", adiantou Eurico Brilhante Dias após uma reunião com o Governo no parlamento sobre diferentes temas, entre os quais o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

De acordo com o líder parlamentar do PS enfatizou que "as projeções para 2025 e as previsões do Governo para 2026 estão claramente aquém das promessas eleitorais do cenário macroeconómico da AD".

No programa eleitoral da AD, as previsões de crescimento económico para este ano eram de 2,4% e de 2,6% para 2026.

"O Governo assumiu algo que para nós é importante, que aspetos de política pública como as alterações à lei laboral ou as alterações ao quadro da Lei de Bases da Saúde ou conexas com o SNS são temas que não irão figurar na proposta de orçamento e vamos esperar com atenção até 10 de outubro para ver se este compromisso do Governo se cumpre", revelou ainda.

A semana passada, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, tinha avisado que o seu partido se iria opor a opções que sejam inscritas no próximo Orçamento que traduzam as alterações à legislação laboral que o Governo pretende aprovar.

Depois de na quarta-feira o Governo ter iniciado uma ronda de encontros com os partidos com assento parlamentar sobre diversos temas, entre os quais Orçamento do Estado para 2026 ou leis dos estrangeiros e da nacionalidade, hoje foi a vez do PS.

O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, liderou a delegação socialista composta ainda pelos deputados António Mendonça Mendes, Pedro Delgado Alves, João Torres e Sérgio Ávila.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio