pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Simplex + 2016 foi executado em 89%

O Governo vez o balanço da última edição do programa Simplex e afirma que até Maio estavam concluídas 157 das 176 medidas que, de acordo com o calendário estabelecido, deviam ter sido concretizadas.

maria manuel leitão marques ministra modernização presidência graça fonseca secretária estado
maria manuel leitão marques ministra modernização presidência graça fonseca secretária estado Pedro Elias
26 de Junho de 2017 às 16:38

Das 176 medidas que deviam ter sido concretizadas até Maio de 2017, 157 foram concretizadas, afirma o Governo. Contas feitas, trata-se de uma taxa de 89%, diz a secretaria de Estado da Modernização Administrativa. As restantes "não foi possível concluí-las até ao momento, por motivos relacionados nomeadamente com atrasos nos procedimento de contratação ou acordo entre as entidades envolvidas", tanto públicas como privadas.

 

O Governo apresentou esta terça-feira, 26 de Junho, as medidas do Simplex + 2017 e fez também um balanço da última edição. Este ano foi pedida uma avaliação ao Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, da Universidade Nova de Lisboa, que avaliou 11 medidas fez as contas ao número de horas poupadas na administração pública na sequência da sua implementação.

 

A poupança contabilizada foi de cerca de 470.000 horas, o equivalente a 59.000 dias de trabalho e entre as medidas avaliadas estavam a criação do título único ambiental, o pagamento de impostos directo, o registo criminal online, a declaração mensal de remunerações para as finanças automática ou o inventário permanente.

 

Para as empresas, concluiu o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, a poupança atingiu os 568 milhões de euros ano. 

O Simplex+ 2017 contem um conjunto de 172 novas medidas, para concluir entre 2017 e 2018. Podem ser consultadas no site oficial do Simplex

Ver comentários
Publicidade
C•Studio