Dois terços dos docentes das universidades privadas estão a recibos
Mais de 75% dos docentes das universidades particulares não tem um vínculo estável e dois terços trabalham a recibos verdes.
PUB
Os dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), citados pelo Público, mostram ainda que cerca de metade dos 8.783 professores do ensino privado estão a tempo parcial.
PUB
No ensino público, o número de professores a recibos verdes é quase residual.
PUB
A maioria dos docentes, aliás, ganha cerca de cinco euros por hora, segundo dados das organizações sindicais. O Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup) disse que, enquanto algumas instituições "fazem paralelismo com a função pública", existem outras que "pagam com aquilo que lhes convém".
PUB
O Snesup exige um regime legal equiparado com o que é aplicado no ensino público. "As instituições de ensino privado que queiram ser ensino superior devem cumprir as mesmas regras do público", defendeu António Vicente, presidente do Snesup.
Saber mais sobre...
Saber mais Ensino universidades privadas professores recibos verdes Sindicato Nacional do Ensino SuperiorMais lidas
O Negócios recomenda