Nova no top 4 da lista de melhores mestrados em Gestão. Há cinco portugueses no ranking
Há mais uma universidade portuguesa no ranking do Financial Times de melhores mestrados em Gestão do mundo. A Católica Porto Business School entra diretamente para a lista em 95.º lugar, num conjunto de 100 escolas por todo o mundo, em que Portugal consta cinco vezes.
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Lisboa, conseguiu o melhor resultado de sempre, ao saltar do oitavo lugar do ano passado para quarto lugar em 2025. O lugar é disputado com o mestrado da Universidade de Tsinghua, na China.
PUB
A escola liderada por Pedro Oliveira destaca-se nos indicadores de mobilidade, experiência académica e no indicador de pegada de carbono. No que toca ao indicador de satisfação, a escola arrecadou uma pontuação de 9,14 numa escala até 10. "Ter um dos nossos mais emblemáticos programas no top 5 mundial significa mais do que um reconhecimento: é a prova de que Portugal tem hoje uma Business School capaz de formar líderes globais com impacto real na sociedade", disse, citado em comunicado.
A Católica Lisbon School of Business and Economics partilha com a francesa Neoma Business School o 30º. lugar. O mestrado da universidade privada portuguesa caiu três posições no ranking, após também ter recuado no ano passado.
Já a Faculdade de Economia do Porto (FEP) voltou a integrar o ranking no ano passado e subiu este ano ao 62.º lugar, escalando oito posições face a 2024. O mestrado em Gestão destacou-se pelo retorno do investimento académico - o melhor em Portugal -, pela dimensão do progresso na carreira e pela progressão salarial, com um aumento médio de 66% no salário dos seus diplomados. A faculdade obteve um grau de satisfação de 8,33 pontos.
PUB
A diretora do mestrado, Luísa Pinto, afirma, citada em comunicado, que "a empregabilidade e a rápida progressão profissional dos nossos diplomados são reflexo direto da qualidade e relevância do programa. (...) Este reconhecimento reforça a confiança de que estamos a oferecer aos nossos estudantes uma experiência transformadora, que amplia as suas oportunidades e impacto no mundo profissional”.
Já Óscar Afonso, diretor da FEP, diz que o reconhecimento obtido "evidencia que transformamos o investimento académico dos nossos estudantes em progresso real, para as suas carreiras, para a sociedade e para um futuro sustentável".
Há apenas uma queda a registar no ranking entre os nomes portugueses. Trata-se do mestrado em Administração de Empresas do Iscte Business School, que desce 27 posições: passa do 60.º para o 87.º lugar.
PUB
O ranking Masters in Management do Financial Times avalia, anualmente, os 100 melhores mestrados de gestão do mundo, com base em 19 critérios que incluem, entre outros, a apreciação da progressão de carreira, internacionalização, diversidade e sustentabilidade.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia Economia negócios e finanças Salários e benefícios Investimentos Portugal Porto Faculdade de Engenharia de Passos Sippi Boy Entertainment Luísa Pinto Pedro Oliveira Lisboa ChinaMais lidas
O Negócios recomenda